O que não fazer nas Mídias Sociais: 6 coisas que não devem ser feitas nas mídias sociais da sua IES

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O que não fazer nas Mídias Sociais: 6 coisas que não devem ser feitas nas mídias sociais da sua IES

A gente sempre fala sobre boas práticas nas mídias sociais, não é mesmo? Sugerimos diversas estratégias do que fazer para melhorar o relacionamento da IES junto aos seus alunos e candidatos, mas nunca falamos do que não fazer. Neste conteúdo vamos abordar algumas situações peculiares que muitas instituições acabam passando, por falta de informação. Alinhar internamente a estratégia digital, para manter uma presença ética, é o primordial para se ter sucesso nas mídias sociais.

A seguir você verá 6 coisas que não devem ser feitas para que o Programa de Mídias Sociais de sua IES alcance resultados positivos, que impactarão em suas metas de engajamento, empatia, captação e retenção de alunos.

1- Não responda comentários de alunos com perfil pessoal

planeta y - não responda com o seu perfil pessoal nas midias sociais da sua empresa

Quem nunca teve que orientar um funcionário ou professor por ter respondido um candidato com seu perfil pessoal? Essa tarefa é, primordialmente, da equipe de social mídia! As pessoas que marcam uma página oficial, geralmente, procuram um retorno da própria página. Logo, o ideal é SEMPRE responder essas pessoas por meio da página oficial da IES, isso será contabilizado e trabalhado dentro do processo de SAC 3.0 do programa de mídias sociais.

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2- Não compartilhe conteúdo institucional que ainda não está na página oficial da IES

Para que a página oficial da IES não perca a credibilidade que o marketing tanto demorou em construir e para que você, Analista de Mídias Sociais, não perca o controle sobre o que é postado e os resultados obtidos, oriente seus professores e colaboradores a compartilharem os conteúdos que já foram postados pela página oficial e, ainda que eles sejam autoridades em determinados assuntos e formadores de opinião, pois mesmo que tenham muitos amigos/fãs/seguidores e sejam advogados da marca, proponha-lhes que ajam como fontes de informação, sugerindo novos conteúdos diretamente ao profissional de mídias sociais da IES.

Em determinados momentos, eles podem, com boas intenções e pró-atividade, querer dar um “furo” de notícia, mas isso não ajudará o canal oficial, pelo contrário, diminuirá a autoridade da página oficial e pulverizará os resultados obtidos institucionalmente.

3- Não entre em grupos fechados de outras instituições para publicar campanhas institucionais

Esse tipo de ação é equivalente a entrar dentro de uma sala de aula do seu concorrente sem pedir permissão para o professor. É errado e antiético, pois além de expor o seu perfil pessoal, essa ação acaba passando a mensagem errada. Afinal, ela foi entregue no momento errado, da forma errada e, claro, no canal inadequado.

Se você está em um grupo de alguma outra IES, use essa oportunidade para analisar e avaliar as informações que você tem à disposição. Caso contrário você pode ser banido e perder a oportunidade de saber o que acontece por lá.

4- Não publique uma comunicação ousada ou diferente sem pensar nas consequências

planeta y - cuidado com a comunicação diferentona nas mídias sociais

Se você está começando a trabalhar com as mídias sociais da sua IES, a dica é analisar as crises que já aconteceram na instituição. Use indicadores de forma preventiva, analise o  histórico desse ambiente e, principalmente, conheça como o seu público percebe sua IES. Só assim você poderá ousar sem medo.

Ousar é bom, você pode ser considerada a IES descolada e “diferentona”, mas tome cuidado para não gerar uma crise. Coloque sempre no papel os prós e contras da comunicação e, se o risco vale a pena ser corrido, é claro, senão você nunca vai postar nada.

5- Não use o nome da IES de forma não oficial

Muito cuidado quando você falar em nome da sua instituição nas mídias sociais. Você pode ser mal interpretado, gerando uma crise desnecessária. No digital, todo o cuidado é pouco e, por isso, é sempre bom termos a noção do impacto que um comentário infeliz pode trazer. Você está disposto a correr esse risco?

6- Não crie ou desenvolva uma arte, card ou post por conta própria e compartilhe nas mídias sociais

Planeta y criativos - comunicação nas mídias sociais precisa ser oficial

Muitos professores e colaboradores de uma instituição, que precisam de uma certa urgência para divulgar uma palestra ou aula inaugural, acabam criando o seu próprio material de divulgação e disseminando-o nas mídias sociais.

Ter um material gráfico que difere do padrão institucional, sem autorização do setor responsável, pode prejudicar, e muito, a sua marca educacional. Por isso, eduque seus professores e funcionários para fazer esse tipo de solicitação com antecedência e assim garantir a excelência na entrega de todos os materiais.

A atuação ética nas mídias sociais é o primeiro ponto que deve ser trabalhado dentro de uma instituição de ensino. Se o seu público interno não comprar o propósito do seu programa de Mídias Sociais, alguma coisa está errada e é hora de rever o processo.

Faça palestras para as equipes dos setores da IES, alinhe com RH um processo de Netnografia antes das contratações dos novos funcionários, envie comunicados internos falando sobre comportamento nas mídias sociais. E, se mesmo assim você enfrentar problemas com funcionários e professores, converse pessoalmente com eles e explique as complicações que podem ser geradas em caso do mau uso da plataforma.

O seu público interno precisa ser educado para ser advogado da marca, influenciadores de opiniões e disseminadores de conteúdo, mas jamais criadores oficiais de informações.

Equipe Planeta Y
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