Memes Para Facebook: Como (tentar) controlar o limite da zueira

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Memes Para Facebook: Como (tentar) controlar o limite da zueira

  Use memes para facebook e aumente o engajamento de suas publicações

Ah, a internet! Esse universo lindo e colaborativo no qual analistas de mídias sociais de instituições de ensino são obrigados (com muito prazer, diga-se de passagem) a permanecer durante a maior parte dos dias. Quanto mais tempo passam nela e em suas mídias digitais, mais são bombardeados com informações que vêm de todos os lados. Os Analistas, espertos que são, tentam usar isso ao seu favor, ao sintetizar a maior parte de tudo que vêem para transformar isso em um conteúdo interessante que gere engajamento em suas páginas. Não é uma tarefa fácil, todavia — ainda mais se tratando de memes para facebook.

Nesse ambiente de comunicação, nunca se sabe o que irá fazer sucesso: campanhas bem elaboradas e super produzidas podem, às vezes, gerar um resultado aquém do esperado. Enquanto, do mais absoluto nada, algo surge na mesma velocidade no qual desaparece e nesse intervalo de tempo, sem sentido racional algum, faz um enorme sucesso e é compartilhado de diversas maneiras por milhões de pessoas. A esse fenômeno damos o nome de “meme”. Os memes de facebook também surgem assim.

Vamos lá: os memes para Facebook são imagens, hashtags, personagens, eventos, músicas ou vídeos que viralizam incontrolavelmente na rede e tratam, geralmente, de assuntos polêmicos ou abordam determinada situação com uma dose excessiva de humor, crítica, apologia ou aversão. Para os analistas de mídias sociais surge o dilema: como usar os memes para facebook e gerar engajamento com alunos e potenciais alunos?

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Separamos algumas dicas para te ajudar a (tentar) por um limite na zueira.

Considere sua comunidade ao publicar memes para facebook

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Mesmo em situações como essas, o público alvo da página deve ser levado em consideração. É necessário analisar se o contexto do meme se adéqua à realidade dos alunos, professores, funcionários e potenciais alunos de sua instituição de ensino. Para isso, é importante criar e atualizar constantemente as personas da universidade – caso contrário o post será apenas uma brincadeira de redes sociais para outros profissionais da área.

Importante lembrar, que as pessoas que compõe uma instituição de ensino, especialmente as de nível superior, exercem entre si relações sociais e políticas complexas, tradicionais, hierárquicas. Compreender essas relações e aprofundar-se no fator cultural da faculdade e da região em que ela está inserida, fecha o ciclo do que você deve levar em consideração na hora de clicar em “Publicar”. Caso contrário, prepare-se para uma reunião complexa, hierárquica e pouco social com seu gestor de marketing educacional.

TODOS MEMES PARA FACEBOOK DEVEM ENTREGAR UMA INFORMAÇÃO AO ALUNO, CANDIDATO, ENFIM: PARA SUA PERSONA EM QUESTÃO

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O grande trunfo de postar um meme é o potencial de viralização e engajamento que ele oferece. Não jogue isso fora, seus alunos irão curtir! Aproveite a oportunidade e, de maneira inteligente, passe uma informação relevante para potenciais alunos, discentes, docentes, mantenedores ou acionistas do mercado educacional. Não use um meme só por usar, dê um objetivo ao post.

SEJA RÁPIDO NA PUBLICAÇÃO DOS MEMES PARA FACEBOOK

Como já foi dito, um meme para Facebook desaparece na mesma velocidade em que surge. Portanto, não perca o time do post: ele não pode ser usado nem muito cedo (é necessário que ele, primeiro, viralize) e nem muito tarde, depois de ter perdido a graça.

MEMES PARA FACEBOOK: É PRECISO FUGIR DA MESMICE

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Adapte o meme à sua realidade e traga a zueira ao cotidiano da sua faculdade. Não replique simplesmente postagens de outras páginas na sua. Use personagens sociais, imagens do campus e laboratórios de prática, os cursos oferecidos ou qualquer elemento que dê, de modo criativo, a cara da sua página ao conteúdo proposto.

NÃO SEJA OFENSIVO NA HORA DE PUBLICAR OS MEMES PARA FACEBOOK

É importante identificar sempre a real origem do meme: quem o publicou pela primeira vez, onde publicou e com quais objetivos. Dessa maneira é possível constatar se há algum caráter ofensivo ou pejorativo por trás da brincadeira. Entenda que há, em cada sala de aula, relações de amizade compostas de diversos grupos sociais, formados por pessoas de diferentes religiões, cores, opções sexuais, classes sociais e que é necessário respeitar cada um deles.

Respeito: a zueira às vezes não o segue, mas sua universidade sim.

NÃO SE ESQUEÇA DE EDUCAR A CADA INTERAÇÃO SOCIAL

Todo analista de mídias sociais de faculdade tem de compreender que cada interação social na página deve ser encarada também como uma oportunidade de educar e transmitir os princípios da marca educacional que representa.

Certifique-se que seu post cumpre todos os aspectos apresentados acima e…

EVITE UMA CRISE

É comum que em casos como esses, uma piada mal colocada acabe saindo pela culatra e a publicação seja o estopim para uma crise nas mídias sociais, fazendo com que sua IES perda em Capital Social. Não dá para fazer uma piada sobre o calor do verão se existem casos recentes de ares-condicionados quebrados em sala de aula, por exemplo. Se estiver com o SAC 3.0 em dia, terá essa informação com facilidade em relatórios da ferramenta de monitoramento de mídias sociais que sua faculdade utiliza. Pense, repense e peça opiniões de colegas antes de por o conteúdo no ar. É impossível prever o imponderável, mas é necessário ter a maior segurança possível – e também um pouco de coragem – que aquele meme não irá gerar nenhum tipo de descontentamento ou discussão desnecessária na página.

Se, mesmo com todas essas dicas você ainda não está seguro para usar o meme do momento em sua página, então…

NÃO FORCE  COM OS MEMES PARA FACEBOOK

Não force. Ponto. Esse é o segredo para identificar se a zueira está passando dos limites. A brincadeira deve ser divertida, fazer sorrir, ser natural. A partir do momento em que houver “forçação da barra”, é melhor não arriscar. Afinal, daqui a pouco essa oportunidade desaparece e outra melhor surge. É assim que um programa maduro de mídias sociais de uma faculdade funciona.

TODA IES PODE USAR MEMES DE FACEBOOK PARA MELHORAR SEU RELACIONAMENTO COM OS ALUNOS PELAS REDES SOCIAIS

Nesse texto, você conheceu – em termos gerais – as oportunidades de engajamento geradas pela publicação de memes para Facebook, na Rede Social de sua IES. Mas é importante lembrar que existem características que são únicas para cada Instituição de Ensino, como por exemplo o que seu aluno espera encontrar nas redes sociais da sua IES – e como ele avalia o conteúdo que já é postado por você. O que ele mais gosta? Quais temas dão mais repercussão? Ele gosta que você publique memes?  Você tem essa informação atualmente?

Você pode descobrir essas informações e conferir como está a reputação e imagem da sua IES  perante sua comunidade acadêmica realizando um passo simples: monitorando o que dizem sobre sua IES nas Redes Sociais. Prestando atenção a isso, é possível descobrir o que realmente incomoda o aluno que estuda ou quer estudar com você: seria o preço? infraestrutura? qualidade dos cursos?

Com essas informações estratégicas, você pode ajudar seu gestor e Instituição de Ensino a conquistar mais alunos e melhorar o processo de retenção. Isso porque você vai conhecer exatamente o que os alunos querem e esperam de você.

Para fazer isso, existe o ambiente de trabalho de monitoramento configurado para sua IES. Neste ambiente, você verá em tempo real o que seus alunos e futuros alunos comentam sobre você nas redes sociais, recebendo somente citações relevantes, já classificadas entre 10 indicadores específicos do mercado educacional de acordo com o MEC.

Clique aqui e conheça o ambiente de monitoramento da sua Instituição de Ensino

Equipe Planeta Y
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