Instagram no Brasil: Marketing de Relacionamento para IES

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Instagram no Brasil: Marketing de Relacionamento para IES

Cada vez mais afirmamos: as mídias sociais têm um peso indiscutível no nosso cotidiano,  tanto  na vida dos jovens, quanto dos adultos e até mesmo dos idosos. A prova disso está no hábito que grande parte dessas pessoas criaram de não apenas viver um momento, mas de registrá-lo e consequentemente compartilhá-lo.

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O aumento no número de registros desses momentos mostra que cada vez as pessoas têm buscado uma forma de preservar momentos e, principalmente, memórias. A nova geração de jovens brasileiros, chamada de geração Instagram, tem apresentado uma enorme habilidade de equilibrar as experiências do momento e o registros das mesmas.

Afinal, a nostalgia é algo que nos dá prazer, e nada mais agradável do que olhar a nossa própria timeline do Facebook e Instagram e rever como construímos a nossa história ao longo do tempo, não é mesmo?

Instagram no Brasil: mais de 300 milhões de membros mensais ativos

Em dezembro do ano passado (2014), o Instagram atingiu a incrível marca de 300 milhões de usuários ativos mensais, ultrapassando o Twitter. A rede social, que foi adquirida pelo Facebook por US$ 1 bilhão em 2012, divulgou também que o Brasil é o segundo maior em número de instagramers perdendo apenas para os Estados Unidos. Isso significa que essa rede sociais não só pode, como deve, ser extremamente explorada pelas instituições de ensino.

O que é o Instagram?

O Instagram é uma rede social online de compartilhamento de fotos e vídeos que permite aos seus usuários a publicação de fotos e até mesmo a gravação de vídeos curtos com duração de até 15 segundos. Para enriquecer ainda mais essa mídia, é possível também aplicar filtros digitais às fotos e vídeos, e ainda integrar a rede social com outras plataformas como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr.

Números por trás do instagram:

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Anúncios patrocinados no Instagram

Na ultima segunda feira, dia 13/04, o Instagram publicou o seu primeiro anúncio patrocinado da plataforma. A partir de agora  os brasileiros passarão a ver anúncios publicitários em seus feeds. Marcas como: Avon, Closeup, Coca-cola, Mitsubishi, Mondelez, Visa, Vivo e Volkswagen foram as primeiras marcas a se aventurar com a nova possibilidade de relacionamento disponibilizada pela rede social.

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Como podemos observar, estes anúncios vão aparecer no seu feed com a palavra “patrocinado” no alto do post. Além disso, os usuários poderão ainda esconder os anúncios indesejados e até mesmo enviar comentários sobre eles. Na segunda fase dessa nova funcionalidade, que se inicia em 1º de julho, qualquer anunciante poderá comprar mídia.

Segundo a empresa, os anúncios serão gradualmente integrados à plataforma e terão que respeitar e manter três pilares básicos da experiência que as pessoas têm com a rede social: simplicidade, criatividade e comunidade. De acordo com Fabrício Proti, diretor de desenvolvimento de marcas do Instagram, “o Brasil é super estratégico para o Instagram, por isso foi escolhido para iniciar a oferta de publicidade.

Uma nova oportunidade de relacionamento para as IES no Brasil

Com esses novos recursos, agora mais do que nunca, o Instagram se torna um canal de grande oportunidade para instituições de ensino de todo o Brasil. Além de ser um dos canais em que o público jovem está mais ativo, essa plataforma permite também que as IES ampliem ainda mais a sua atuação digital, trabalhando mais e com criatividade aspectos institucionais da marca.

Além disso, quem comprar mídia na rede terá relatórios preparados pela Nielsen com KPIs de branding, uma parceria que vale para Facebook e Instagram. O mais relevante de tudo isso é que as instituições de ensino deverão aprender a trabalhar suas campanhas de modo complementar, adotando uma comunicação no Facebook e criando uma proposta que “complete” a ideia no Instagram.

A opinião de quem está testando:

– Adriana Knackfuss, diretora de Integrated Marketing Communications da Coca-Cola: “Usamos o Instagram como uma importante plataforma em nossas ações de real-time marketing. Por sua linguagem visual diferenciada, o canal se conecta com o público-alvo que tanto a Coca-Cola quanto o Instagram têm em comum. A Coca-Cola, por estar sempre inovando, entendeu a oportunidade como uma verdadeira parceria”.

E aí? A sua instituição de ensino está preparada para se inserir no Instagram?

Equipe Planeta Y
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