Indicadores do mercado educacional para o monitoramento das mídias sociais – parte 02

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Indicadores do mercado educacional para o monitoramento das mídias sociais – parte 02

Criar conteúdo para posts, monitorar, relacionar, engajar, analisar e mensurar os resultados são algumas das tarefas diárias da equipe responsável pela gestão das mídias sociais de uma IES. Para tornar esse processo mais estratégico e relevante, o gestor precisa estabelecer os indicadores adequados para sua estratégia, focados no mercado educacional.

Os indicadores do mercado educacional irão demonstrar, para sua equipe de marketing, se as ações de engajamento e relacionamento feitos nos perfis sociais estão gerando resultados, seja no fortalecimento da marca, no aumento da percepção positiva dos candidatos e alunos sobre a qualidade da IES ou no aumento de matrículas.

Deseja melhorar o seu monitoramento das mídias sociais da sua instituição, utilizando os indicadores adequados para o mercado educacional, para gerar resultados relevantes em sua estratégia de captação e retenção e comprovar ROI para os gestores e mantenedores da sua IES?

Confira os últimos 5 indicadores do mercado educacional desenvolvidos pelo Planeta Y, inspirados no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES): Credenciamento no MEC, Preço, Qualidade de Ensino, Infraestrutura e Relacionamento.

Leia também - Indicadores do mercado educacional para o monitoramento das mídias sociais – parte 01

Indicadores do mercado educacional

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Credenciamento no MEC

Como a nota do MEC atribuída a sua instituição de ensino impacta na percepção de valor (estimada vs percebida) de alunos e candidatos?

A nota do MEC é usada por muitos alunos e candidatos para basear a decisão de escolha do curso e da instituição de ensino na qual irão estudar pelos próximos anos.

O IDM Credenciamento do MEC monitora as citações feitas por candidatos e alunos referentes às notas da IES no ENADE, IGC e CPC, ao credenciamento da instituição e aos cursos autorizados ou reconhecidos pelo MEC.

Com essas informações em mãos, sua equipe de marketing poderá desenvolver conteúdo de campanhas e para mídias sociais que reforcem ou aumentem a percepção de valor, utilizando a nota do MEC como argumento de venda e quebra de objeção de compra, reforçando a imagem da IES como melhor opção na mente dos candidatos e alunos.

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Qualidade de ensino

Como está a percepção dos alunos da sua instituição de ensino em relação aos cursos, atividades e eventos acadêmicos?

A percepção da qualidade de ensino engloba tudo o que se relaciona com o aprendizado e a satisfação do aluno, como por exemplo, o que eles estão falando sobre os cursos ou palestras ministradas na IES, atividades e eventos acadêmicos.

O IDM Qualidade de ensino é um dos indicadores do mercado educacional mais importante no monitoramento das mídias sociais, pois demonstra qual é real percepção dos alunos e do público externo sobre a qualidade e a imagem da IES. Esse indicador impacta diretamente na escolha do candidato por um curso da instituição ou na renovação da matrícula de um aluno.

Lembre-se: aluno descontente utiliza as mídias sociais para expressar suas frustações sobre o curso que está estudando ou a instituição na qual está matriculado.

Através de uma ferramenta de mídias sociais especializada no segmento educacional, o analista de mídias sociais conseguirá identificar as reclamações (citações) e, a partir do relacionamento, contornar uma possível crise e encantar o aluno, a fim de reverter a imagem negativa inicial sobre a IES.

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Preço

Qual é a percepção do seu aluno e candidato sobre o custo das mensalidades vs benefícios da sua IES?

O IDM Preço indica a percepção de valor que seus candidatos e alunos tem da sua instituição. Essa percepção pode ser afetada, por exemplo, pelo mau gerenciamento de uma crise ou pela falta de engajamento da IES em solucionar os problemas verbalizado nas mídias sociais.

Quando a experiencia é negativa, a qualidade da instituição é colocada em dúvida e questiona-se o valor pago mensalmente pelo curso. Além das questões relacionadas à insatisfação de alunos, programas de financiamento (PraValer, FundaCred, interno da IES) e a comparação de mensalidades entre sua IES e a concorrência são alguns dos fatores monitorados pelo IDM Preço.

Com esses dados em mãos, a IES poderá produzir conteúdo de campanhas ou posts para as mídias sociais que neutralizem a imagem negativa produzida por uma crise e/ou comuniquem os benefícios e diferenciais da instituição de ensino, a fim de aumentar o valor percebido.

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Infraestrutura

Seus alunos estão reclamando do atendimento, da limpeza ou da segurança do campus nas mídias sociais?

O IDM Infraestrutura tende a receber o maior número de citações nas mídias sociais, pois tem relação com o que os alunos lidam no dia a dia: WiFi, portal do aluno, estacionamento, limpeza, acesso à IES, etc. Além dos fatores referentes a estrutura física, o IDM Infraestrutura também engloba as citações referentes à equipe administrativa e ao atendimento presencial da IES.

Através desse indicador, sua instituição poderá ter uma série de insights para melhorar os serviços prestados e envolver os setores responsáveis (limpeza, manutenção, segurança, administrativo, etc). Essas informações ajudarão a IES a definir onde é preciso investir e quais melhorias precisam ser feitas.

Utilizando uma ferramenta de monitoramento especializada no segmento educacional, a equipe de mídias sociais conseguirá mensurar para a equipe gestora da IES o quanto a reputação e o capital social da marca são afetados por problemas monitorados pelo IDM Infraestrutura.

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Relacionamento

Quantos comentários e/ou menções existem nos posts da sua fanpage?

O IDM Relacionamento reúne todas as citações referentes a instituição de ensino, feitas de forma direta ou indireta, que representem uma oportunidade de relacionamento entre IES, candidatos, alunos e comunidade.

Esse indicador permitirá a equipe de marketing mensurar quantas oportunidades de relacionamento sua IES teve ao longo do tempo e como alunos e potenciais candidatos estão se relacionamento com sua marca. Além disso, com o IDM Relacionamento, sua IES poderá desenvolver diretrizes de atendimento para as mídias socais para aumentar captação de novos alunos e renovação de matrículas.

Todas as citações feitas nos IDMs anteriores também podem ser classificadas no IDM Relacionamento. Seja para captar candidatos ou reter alunos, a IES deve se relacionar com seu público (interno ou externo), humanizando a marca. Isso impacta o capital social da instituição e fortalece os laços com os influenciadores e advogados sociais da marca da instituição de ensino.

Conclusão

Os indicadores do mercado educacional, quando aplicados no contexto das mídias sociais, permitem à equipe de marketing da instituição de ensino entender de forma mais completa qual é a imagem percebida por sua comunidade acadêmica (alunos, candidatos, colaboradores e sociedade), e assim, gerar ações para fortalecer o capital social idealizado e melhorar a qualidade do serviço educacional.

Estes indicadores também orientam a produção de conteúdo para as mídias sociais e o relacionamento com os seguidores (candidatos, alunos e comunidade), permitindo ao analista identificar gargalos e oportunidades que impactam diretamente na estratégia de captação e retenção de alunos.

Esta é a parte 2 dos Indicadores do mercado educacional para o monitoramento das mídias sociais. Clique aqui para ler a parte 01, onde falaremos sobre os seguintes IDMs – Captação, Empregabilidade, Localização, Atuação ética e Corpo Docente.

Se deseja aprender mais sobre como elaborar e transmitir o conteúdo certo, recomendo a leitura do nosso e-book – Super manual de Captação – Como captar alunos utilizando as redes sociais.

Fique à vontade para deixar seu comentário ou dúvida abaixo.

Até a próxima.

Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, UnG - Universidade Guarulhos, Complexo Educacional FMU e Grupo Tiradentes, mantenedora da Unit - Universidade Tiradentes, Unit/Fits - Centro Universitário Tiradentes e Facipe - Faculdade Integrada de Pernambuco. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.
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