Como usar o Google Plus para Empresas Educacionais: Universidades, Colégios e Outras Escolas

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Como usar o Google Plus para Empresas Educacionais: Universidades, Colégios e Outras Escolas

Ainda não utiliza o Google Plus para empresas educacionais (IES)? Fique comigo e descubra as vantagens de utilizar esta rede social do google

O cenário educacional atual demanda abordagens mais dinâmicas e intimistas com os estudantes.

Para isso, nada melhor do que as redes sociais para desempenhar este papel.

Instituições de ensino também podem (na verdade devem) utilizar das diferentes ferramentas para se promover, divulgar sua estrutura, a qualidade dos cursos oferecidos, o nível acadêmico dos docentes, parcerias e principalmente os resultados conquistados pelos alunos.

Quer saber como fazer uma rede social de sucesso?

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  • Configure suas redes sociais de forma atrativa e assertiva.
  • Torne suas postagens atrativas e relevante para os usuários
  • Saiba as melhores práticas para bombar suas redes sociais

Uma rede social que tem crescido bastante é o Google Plus para empresas educacionais, sendo um catalisador para campanhas de sucesso das IES.

E neste texto você verá o quão importante é ter um perfil no Google Plus e como utilizá-lo para sua IES!

Mas afinal, o que é o Google Plus?!

Trata-se de uma rede social que proporciona uma maior visibilidade, sobretudo por conta da interação com outras ferramentas do Google, garantindo uma maior presença da marca no meio digital.

Saiba como e o por que o Google Plus para empresas educacionais pode auxiliar sua IES nas redes sociais e quais suas principais vantagens.

Por que usar o Google Plus para empresas do mercado educacional (IES)?

Criada para agregar os diferentes serviços do Google, a rede social do Google permite interagir com diferentes contas, como por exemplo do Youtube, PlayStore, Gmail, Blogger, o próprio buscador, entre outros.

Além disso as características novas permitem uma interação com os estudantes e candidatos, como Hangouts, uma espécie de chat individual ou em grupo, por texto ou vídeo.

Atualmente o Google Plus possui mais de 500 milhões de usuários.

Segundo o maior especialista em SEO da Austrália, Dan Petrovic, e colunista do site Dejan SEO, o Google Plus tem uma capacidade incrível de um viralizar um conteúdo de forma orgânica!

Quer mais motivos para usar o Google Plus? Confira abaixo!

Como Utilizar Google Plus para Empresas Educacionais - Gráfico Google Trends Comparação Google Plus vs Vestibular Medicina

Veja que incrível o alto volume de buscas pelo “Google Plus”, se equiparando às buscas por “vestibular medicina”, nos últimos 12 meses, no Brasil.

Quem já tem uma rede social irá se familiarizar rapidamente com o Google Plus.

A Instituição de Ensino que não conhece direito, o Google + oferece um tour pelas opções da rede social.

Ele funciona por meio de um sistema de “círculos” em que o usuário pode relacionar com outros sem a necessidade de adicioná-los. Funciona de maneira semelhante ao Twitter.

Para trabalhar com o Google Plus, a IES precisa apenas ter um perfil ou página. Veja aqui mais cinco vantagens de usar o Google Plus pra empresas do mercado educacional (IES)

Como usar o Hangouts para impulsionar a interação com os alunos de sua IES?

Como dito anteriormente, o Hangouts, é um chat via texto, áudio ou vídeo, onde você pode interagir com outras pessoas.

Isso é poderoso!

Vamos às ideias de conteúdos práticos que você pode aplicar hoje mesmo em sua IES:

  • Transmissões ao vivo de eventos;
  • Série de aulas de roforço de diversas matérias;
  • Web séries;
  • Depoimentos de alunos;
  • Depoimentos de professores;
  • Um tour completo pela unidade;
  • Palavra do Reitor;
  • Etc

Estas ideias acima são só algumas dicas, você pode explorá-las conforme a sua necessidade.

Viu o universo de possibilidades?

Como utilizar o Google Plus para empresas do mercado educacional?

Veja 3 exemplos de Instituições de Ensino que usam o Google Plus para conversar com o seu público de alunos e candidatos.

#1 Anhanguera Educacional no Google Plus

Como Utilizar Google Plus para Empresas Educacionais - Exemplo Faculdade Anhanguera

Como Utilizar Google Plus para Empresas Educacionais - Exemplo Faculdade Anhanguera

Como Utilizar Google Plus para Empresas Educacionais - Exemplo Faculdade Anhanguera

Observações: A Anhanguera possui 435.022 seguidores no Google Plus. Número extremamente maior do que encontramos em nossas pesquisas de outros perfis do Google Plus de Instituições de Ensino . Isso pode estar relacionado à qualidade na produção e interação que os posts promovem.

#2 CENTRO UNIVERSIÁRIO UNA NO GOOGLE PLUS

Como Utilizar Google Plus para Empresas Educacionais - Exemplo Centro Universitário Una

 

Como Utilizar Google Plus para Empresas Educacionais - Exemplo Centro Universitário Una

Como Utilizar Google Plus para Empresas Educacionais - Exemplo Centro Universitário Una

Observações: A Una já fez algo muito interessante. Apenas diversificou os formatos de conteúdos entre vídeos e textos (mais vídeos). Outro dado interessante é o número de seguidores (807) em relação ao número de visualizações (110.508). Isso denota que, mesmo com um número baixo de seguidores (se comparado à outros), é possível alcançar um número expressivo de visualizações por meio da produção de conteúdo.

Interessante, não é mesmo? Agora veja este exemplo da Harvard!

#3 HARVARD UNIVERSITY NO GOOGLE PLUS

Como Utilizar Google Plus para Empresas Educacionais - Exemplo Harvard University

Como Utilizar Google Plus para Empresas Educacionais - Exemplo Harvard University

Como Utilizar Google Plus para Empresas Educacionais - Exemplo Harvard University

Observações: A renomada universidade americana, Havard University, é outro exemplo para você se espelhar.

Além de assuntos relacionados a instituição, existem conteúdos como: valores pessoais, que vão além de assuntos técnicos sobre as profissões.

Veja abaixo um desses posts:

Como Utilizar Google Plus para Empresas Educacionais - Exemplo Harvard University

Pegue-a como exemplo para a criação de novos conteúdos.

Fica a dica, ok?

Crie um perfil e preencha todas as inforamções solicitadas

Todo e-mail GMAIL já possui uma vinculação com o Google Plus. Para criar, o processo é bem simples (simples mesmo!), é só seguir estes 2 passos:

PASSO 1: Faça login em sua conta GMAIL (se ainda não tiver uma, crie);

Como Utilizar Google Plus para Empresas Educacionais - Criando uma Conta Gmail

PASSO 2: No canto superior direito, terá uma série de quadrinhos pequenos. Clique lá e depois no ícone do Google Plus;

Como Utilizar Google Plus para Empresas Educacionais - Criando uma Conta Gmail

Após a sua conta criada, é só preencher os dados solicitados, incluindo fotos, endereço e etc.

Veja esta imagem com os tamanhos ideais para imagens do Google Plus:

Como Utilizar Google Plus para Empresas Educacionais - Dimensões das Imagens do Google Plus Avatar 270x270 Capa 2120x1192 Post 497x373

Dicas rápidas na hora de aplicar as fotos:

  • Na imagem de capa, se houver textos, procure centralizar na parte de cima, pois muitas pessoas também acessam a rede social pelo celular. garantindo assim uma melhor visualização.
  • No avatar, foque a sua marca no centro. A moldura é arredondada, se você utilizar bordas brancas, certamente não ficará legal.
  • No post, você pode explorar todo o campo oferecido. Até utilizar imagens com dimensões maiores, pois quando clicado, será expandida a imagem.

Ah, se precisar, temos aqui um guia completo com os tamanhos exatos das imagens que você deve colocar em seu perfil do Google Plus para empresas e nas demais redes sociais.

Promovendo as atividades da sua Instituição de Ensino entre os alunos

Inicialmente a instituição pode criar e compartilhar álbuns com fotos das dependências, laboratórios, quadras poliesportivas, grêmio, biblioteca entre outros com a ferramenta “Coleções”.

Além disso, sua instituição pode criar um min–guia ilustrado com quaisquer assuntos relativos as atividades da IES, tais como:

  • Trabalhos relevantes
  • Projetos
  • Prêmios
  • Exposições
  • Excursões (principalmente com convidados de fora do universo acadêmico).

LEMBRETE: Tudo ainda pode ser transmitido ao vivo pelo Hangouts live.

Outra alternativa interessante para transmissão de vídeo é o Periscope, aplicativo amplamente utilizado na área da educação. Veja aqui sobre o Periscope e como incluí-lo na sua estratégia digital.

Se a instituição participa de campanhas específicas como organização de eventos sem fins lucrativos pode utilizar o Google Plus Collections para documentar essas campanhas.

Produza conteúdo direcionado para seus alunos e comunidade acadêmica

De nada adianta ter uma página ou perfil no Google Plus para empresas educacionais se o conteúdo partilhado não for de interesse de futuros alunos e daqueles já matriculados.

Quando o conteúdo é interessante, ele será partilhado, aumentando a visibilidade da IES e por isso é importante ter uma estratégia com objetivos bem definidos.

Sua instituição pode direcionar as postagens para:

  • Vestibulandos
  • Alunos
  • Docentes
  • Colaboradores
  • Ex–alunos

ANOTE: Dividir o conteúdo de acordo com as coleções para o público destas categorias a aumentar a visibilidade.

Não se esqueça de organizar o conteúdo criado

O ideal é sempre atualizar o conteúdo, uma vez que os perfis ou páginas que não publicarem nenhum conteúdo nas últimas 72 horas, não são listados na seção “relacionados no Google Plus” no buscador.

Mesmo quem compartilha um lote grande de postagens tem a opção de organizá-las com o Brit + Co, que ainda incentiva aos seguidores a serem mais criativos e a interagirem mais.

Toda IES pode fazer parte do Google Plus e captar mais alunos nas redes sociais

Nesse texto, você conheceu – em termos gerais –  as vantagens de utilizar o Google Plus para empresas educacionais (IES).

Mas é importante lembrar que existem características que são únicas para cada Instituição de Ensino, como, por exemplo:

  • O que seu aluno espera encontrar nas redes sociais da sua IES.
  • E como ele avalia o conteúdo que já é postado por você em outras plataformas.
  • O que ele mais gosta?
  • Quais temas dão mais repercussão?

Você tem essa informação atualmente?

Você pode descobrir essas informações e conferir como está a reputação e imagem da sua IES  perante sua comunidade acadêmica realizando um passo simples:

Monitorando o que dizem sobre sua IES nas Redes Sociais.

Prestando atenção a isso, é possível descobrir o que realmente deseja – e  incomoda – o aluno que estuda ou quer estudar com você: seria o preço? infraestrutura? qualidade dos cursos?

Com essas informações estratégicas, você pode ajudar seu gestor e Instituição de Ensino a conquistar mais alunos e melhorar o processo de retenção.

Isso porque você vai conhecer exatamente o que os alunos querem e esperam de você.

Para fazer isso, existe o ambiente de trabalho de monitoramento configurado para sua IES.

Neste ambiente, você verá em tempo real o que seus alunos e futuros alunos comentam sobre você nas redes sociais, recebendo somente citações relevantes, já classificadas entre 10 indicadores específicos do mercado educacional de acordo com o MEC.

Clique aqui e conheça o ambiente de monitoramento da sua Instituição de Ensino

Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, UnG - Universidade Guarulhos, Complexo Educacional FMU e Grupo Tiradentes, mantenedora da Unit - Universidade Tiradentes, Unit/Fits - Centro Universitário Tiradentes e Facipe - Faculdade Integrada de Pernambuco. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.
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