Facebook Reactions: tudo que sua IES precisa saber sobre o novo botão do Facebook

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Facebook Reactions: tudo que sua IES precisa saber sobre o novo botão do Facebook

O Facebook nasceu do Social.

Desde sua criação, a plataforma realiza testes frequentes para entender quais comportamentos e necessidades offline são refletidas em nossa interação online —  e, é claro, como o Facebook pode incorporá-las à dinâmica de sua rede social.

Nessa lógica, nada mais interessante do que humanizar, ainda mais, o contato entre os usuários da plataforma. Esse é o objetivo da reformulação do tão conhecido botão “Like” do Facebook, por meio da atualização ‘Facebook Reactions’.  Ainda em testes na Irlanda e Espanha, essa nova funcionalidade vai permitir que os estudantes interajam com as postagens publicadas por sua IES de forma mais humanizada; isso porque será possível selecionar — entre seis opções —  como ele se sente em relação ao conteúdo compartilhado por você. Além disso, novas métricas serão criadas para sua equipe de Social Media.

Veja mais sobre o Facebook Reactions e como ele influenciará a administração da fan page do Facebook da sua IES:

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COMO SURGIU O FACEBOOK REACTIONS?

facebook reactions

De acordo com Adam Mosseri, Diretor de Desenvolvimento de Produto no Facebook, o Facebook Reactions é uma resposta para milhares de pedidos de usuários da plataforma. Há anos, o site vinha recebendo solicitações para que novas opções de curtir fossem inseridas nas postagens, de modo que a comunicação entre os usuários ficasse mais clara e fácil. Muitas vezes, um simples curtir, não representava o sentimento que os usuários queriam transmitir — como no caso de notícias tristes ou informações que eles não concordavam.

Por isso, seis novas opções de reações ficarão disponíveis — tanto em aparelhos móveis quanto no computador. O recurso será disponibilizado para usuários e páginas, independentemente do nicho.

FACEBOOK REACTIONS: A ESCOLHA DOS EMOJIS

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Assim como nós, o Facebook também adora monitorar. Para determinar quais emojis de reações incluir na nova funcionalidade, a plataforma realizou dois tipos de análises comportamentais com os usuários através do monitoramento de postagens.

Primeiro, ele monitorou os comentários de uma palavra deixados nos posts, para determinar quais expressões eram mais usadas — Haha, yay, wow, sad foram as palavras-chave mais populares. Em seguida, analisou os sentimentos envolvidos nos stickers (os emoticons implementados no último ano) - deixados nos comentários.

Como resultado, foram definidos seis reações iniciais para teste: love, haha, yay, wow, sad, e angry — amor, haha, eba, uau, triste e raiva, em tradução livre para o português

E nenhuma delas incluiu o tão polêmico botão de Dislike.

BOTÃO ‘NÃO CURTI’ OU BOTÃO DE DISLIKE: POR QUE NÃO FAZ PARTE DO FACEBOOK REACTIONS?

Por anos, milhares de usuários pediram a criação de um botão “Não Curti” no Facebook, para demonstrar quando não gostavam ou não estavam de acordo com algo. E, por anos, o Facebook se mostrou relutante com a ideia. Mas, no mês passado, Mark Zuckerberg anunciou que testes estavam sendo feitos com a funcionalidade:

As pessoas têm perguntado sobre o Botão de “não curti” por muitos anos… e hoje é um dia especial, porque hoje é o dia em que eu realmente posso dizer que estamos trabalhando nisso e estamos bem perto de lançar um teste.” Tradução livre da fala de Mark Zuckerberg, em seu Q&A

Muito se especulou sobre o formato desse botão “não curti” e quais tipos de ações e sentimentos incitaria nos usuários. O próprio Facebook disse que a funcionalidade teria o intuito de mostrar empatia entre os usuários – e não ser um recurso de propagação de ódio e bullying.  “Nós não queremos transformar o Facebook em um fórum onde as pessoas estão votando contra ou a favor das postagens de outras pessoas. Isso não parece ser o tipo de comunidade que queremos criar: você não quer compartilhar um momento que foi importante do seu dia e ter que ver alguem o diminuindo”, explicou Zuckerberg.

Por isso, o botão de dislike não foi incluído no Facebook Reactions. Além de tornar a plataforma menos social e empática, com o botão “não curti” não seria possível mensurar com exatidão qual sentimento o usuário experienciou com aquele tipo de conteúdo. Perderia-se, então, uma importante métrica para criadores de conteúdo, anunciantes e social media.

COMO O FACEBOOK REACTIONS VAI AFETAR A PÁGINA DA SUA IES

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Com o Facebook Reactions, novas métricas farão parte de seu Programa de Mídias Sociais

Para criadores de conteúdo, anunciantes e administradores de páginas da sua IES, o Facebook Reactions vai ser uma excelente forma de promover conteúdo cada vez mais relevante para os seus alunos e candidatos. Com as novas opções de curtir ficará mais fácil mensurar, através dessa nova métrica, como sua comunidade acadêmica reagiu ao conteúdo postado por você – e qual tipo de informação ele mais gosta de consumir. A partir dessa análise, será possível entender quais pontos do seu Programa de Mídias Sociais funcionam e quais precisam ser readequados.

A funcionalidade também servirá de termômetro para o Capital Social de sua IES no Facebook – já que mostrará se os estudantes estão reagindo de forma positiva ou negativa ao conteúdo postado por você. Veja aqui o que é Capital Social e por que ele é importante para sua IES

Além disso, será possível utilizar os dados coletados para segmentar os anúncios criados pela sua Instituição de Ensino. De acordo com o Facebook, as informações coletadas pelo Reactions nortearão a segmentação de publicidade paga da mesma forma que já acontece com o Like.

Equipe Planeta Y
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