Tudo que você precisa para montar uma equipe poderosa de redes sociais: pessoas, ferramentas e valores

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Tudo que você precisa para montar uma equipe poderosa de redes sociais: pessoas, ferramentas e valores

Ao longo dos últimos meses muitos profissionais de marketing de instituição de ensino têm nos procurado com a seguinte dúvida: o que eu preciso para montar uma equipe poderosa de redes sociais na minha IES? Por onde devo começar?

Pensando nisso, esse post pretende te dar um passo a passo para a implantação de um setor de mídias sociais aí na sua IES. Vamos tentar mostrar tudo que você precisa pensar e planejar antes de propor esse investimento aos seus gestores.

Percebemos que, se anteriormente os próprios funcionários do setor de marketing se encarregavam das funções e do gerenciamento das mídias sociais, atualmente o volume de trabalho aumentou muito, o que está levando a criação de equipes específicas para essa função. São verdadeiros centros de comando, integrados por jornalistas, publicitários, designers e pessoas focadas em negócio.

Com o número de interações, de novos seguidores e demandas em mídias sociais crescendo de forma muito rápida, as Instituições de Ensino não estão tendo tempo de refletir a respeito da montagem dessa equipe, quais objetivos dela e quais funções deva exercer. Por isso te convidamos a refletir conosco sobre a criação desse setor:

Como montar uma equipe poderosa de redes sociais

equipe poderosa de redes sociais

Passo 1 – Defina objetivos

Por que e para que você quer montar uma equipe poderosa de redes sociais? Geralmente as IES usam essas mídias para captar novos alunos, trabalhar relacionamento com foco em retenção e fortalecer a marca. Por isso, inicialmente faça essa definição e documente-a. Defina quais mídias você utilizará para atingir cada um dos objetivos traçados: Twitter e Facebook para trabalhar captação e retenção? LinkedIn para relacionamento com ex-alunos? Instagram para fortalecer sua marca?

Após documentar todas essas questões, faça um planejamento estratégico para essa equipe, com cronograma de ações para os próximos 12 meses.

Passo 2 – Convença seus gestores

Com o seu plano de ação montado e documentado, você precisa convencer seus gestores. Mostre para eles todos os retornos que a IES já teve com as mídias sociais. Faça comparativos com os investimentos em outras mídias tradicionais, como rádio, TV e mídia impressa. Você também poderá fazer uma estimativa dos resultados que poderão ser atingidos com o esforço de uma equipe poderosa de redes sociais.

Passo 3 – Adquira tecnologias

Após a aprovação do seu planejamento pelos gestores e a definição de um orçamento, você deverá contratar algumas ferramentas que facilitarão o trabalho da sua equipe.

A primeira delas é para o monitoramento de redes sociais. É essa ferramenta que facilitará a gestão dessas mídias, de tará métricas e apresentará as oportunidades, tanto de relacionamento quanto de captação. É com a ajuda dela que a sua equipe executará uma estratégia poderosa nas redes sociais.

Passo 4 – Monte uma equipe poderosa de redes sociais

Esse passo pode ser o mais longo do processo. Pois sabemos que precisamos encontrar profissionais com visões de negócios e multidisciplinares. Mas primeiro, você deve voltar lá no seu planejamento estratégico e verificar uma questão básica: qual o meu orçamento? E quantos profissionais vou precisar para colocar o meu plano em ação?

Não existe um número ideal de membros para uma equipe de mídias sociais, pois isso depende do tamanho da sua IES e do volume de demandas que as mídias sociais trazem. Mas podemos dar uma dicas de profissionais:

coordenadoraCoordenador de Mídias Sociais

Esse profissional deverá ser o líder da sua equipe. É importante que ele tenha uma visão mais gerencial, de negócios, mas também tenha conhecimentos em métricas, marketing de conteúdo e marketing digital focado para mídias sociais, como o Facebook Ads.

designAnalista de mídias sociais

Detalhamos para você as funções, as características e o salário de um analista de mídia social. Ele já poderá te ajudar a ter uma visão de quantos analistas você vai precisar e qual será seu investimento inicial.

analistaDesigner

Você também precisará de um designer para criar as imagens e os conteúdos visuais que serão publicadas nessas mídias. Esse profissional poderá ser demandado tanto para as ações específicas de mídias sociais, quanto para as ações de marketing digital, pois ele poderá cuidar das imagens para o site da sua IES e outras demandas internas.

estagiarioEstagiários

Temos alguns exemplos de estratégias vencedoras que utilizam estagiários para cuidar de fan pages específicas para cada curso oferecido pela IES. Esses profissionais são alunos do curso e conhecem o dia a dia da Instituição, dos colegas e assuntos que sejam de interesse deles.

Eles podem ser liderados pelo Coordenador de Mídias Sociais, que cuidará das publicações e editará os textos produzidos por eles. O coordenador também ficará responsável pelo treinamento desses estagiários.

Passo 5 – Envolva todos os setores da IES

Nós sabemos que as estratégias em mídias sociais são para a IES como um todo, e não só para o setor de marketing. Sabemos também que no nosso planejamento estratégico, outros setores foram envolvidos, principalmente quando pensamos em trabalhar o relacionamento com o aluno.

Por isso, precisamos apresentar esse plano para pessoas-chave de cada um dos setores da IES. Um pequeno treinamento de mídias sociais pode ser dado nesse momento, apresentando o funcionamento dessas mídias e a lógica da velocidade.

Na oportunidade, a nova equipe poderá ser apresentada, definindo os donos da informação em cada setor, além dos ajustes para a implantação do processo de SAC 3.0.

Passo 6 – Apresente resultados para seus gestores

Todo investimento necessita de resultados que o justifique. Por isso, utilize as métricas definidas no planejamento para apresentá-las aos seus gestores. Mostre que os objetivos foram alcançados por meio das ações da sua equipe. É essa apresentação que justificará a manutenção da sua equipe e maiores investimentos no futuro.

No final, você precisará então dos seguintes investimentos (valores baseados na média salarial da região Sudeste):

Tudo que você precisa para montar uma equipe poderosa de redes sociais: pessoas, ferramentas e valores - Quadro de gastos 2016

O valor inicial do seu investimento mensal será de R$ 16.580,30* . Você ainda deverá considerar os valores investidos com a carteira assinada do profissional e outros custos adicionais de impostos e outros. Esses valores poderão ser acrescidos mensalmente.

*Lembrando que esses valores poderão variar de acordo com o tamanho da sua IES e do volume de demanda que as mídias sociais trazem para seu contexto.

Esse é apenas um caminho sugerido por nós com base em nossa experiência de mercado. Outros passos e valores poderão ser inseridos no processo.

Nossa equipe está disponível para auxiliar você nos estudos iniciais e decisões. Conte conosco!

Equipe Planeta Y
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