EaD e mídias sociais: Entregue conteúdo relevante e se destaque da concorrência

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EaD e mídias sociais: Entregue conteúdo relevante e se destaque da concorrência

Escolher qual curso estudar e em qual instituição já é uma decisão bem difícil e complicada para seus candidatos. Imagine se nessa equação se juntar a dúvida sobre qual modalidade estudar – presencial ou EAD?

Decidir qual é a melhor opção para estudar depende de vários fatores, tais como se a modalidade escolhida tem flexibilidade de horário, se o aluno tem disciplina para estudar sozinho e/ou se está próximo de uma unidade da instituição de ensino.

Para muitos desses potenciais alunos, a modalidade a distância é a mais indicada e/ou a mais conveniente. Porém, muito desses estudantes tem receio e muitas dúvidas em relação a modalidade a distância.

É um hábito comum esses jovens procurarem por informações nos canais digitais – website e perfis nas mídias sociais. Mas nem sempre eles encontram a resposta que buscam nesses canais e como consequência, acabam desistindo da matricula na instituição escolhida.

Você já se perguntou quantos inscritos e matriculados dos seus cursos EAD deixaram de escolher sua IES por não acharem as informações necessárias em suas mídias sociais?

Se esse é o caso dos candidatos dos cursos a distância da sua Instituição de ensino e você deseja mudar essa situação, transformando suas mídias sociais em uma ferramenta estratégica, continue lendo nosso post.

O que é Educação a Distância – EaD?

Segundo o Ministério da Educação, educação a distância (EaD) é a “modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação”.

Segundo Censo EAD.Br 2015, no Brasil há 339 instituições de ensino superior que oferecem cursos a distância, 7.463 polos de apoio presencial localizados em capitais e interior do país e 4.471 cursos regulamentados pelo MEC.

Leia também – Portaria Nº11/2017 – Novo marco regulatório para a educação a distância

Fique atento ao perfil do seu aluno EaD

O Censo EAD.Br 2015, realizado pela ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância, revela que o perfil dos alunos de EAD é composto por 53% por mulheres, quase 50% dos estudantes têm entre 31-40 anos e, em sua maioria, trabalham e estudam ao mesmo tempo.

A falta de tempo ou a localização da instituição são objeções comuns dos candidatos da sua IES que precisam trabalhar e/ou conciliar os estudos com família e outras atividades. Para contornar essas dificuldades e ajudar seus alunos e candidatos, desenvolva conteúdo com dicas sobre como distribuir o tempo entre o trabalho, família e estudo.

Alinhe com o setor psicopedagógico quais serão as ações para auxiliar os alunos e evitar evasões por dificuldades nos estudos. Oriente seu analista de mídias sociais a monitorar e conduzir as reclamações de alunos que, por exemplo, estão demostrando dificuldade para acompanhar as aulas, a fim de reverter insatisfações.

Use os indicadores do mercado educacional

Fatores como empregabilidade, preço, credenciamento no MEC e qualidade de ensino são essenciais para esse público e devem ser bem trabalhados pela equipe de marketing da IES.

Seja na produção e distribuição de conteúdo nas mídias sociais, seja nas campanhas vinculadas nos canais tradicionais, sua instituição precisa comunicar os valores que esses candidatos e alunos estão buscando e desejam encontrar na instituição de ensino escolhida.

Utilize os  indicadores do mercado educacional para orientar sua estratégia de produção de conteúdo para captação nas mídias sociais.

Leia também – Como produzir conteúdo para mídias sociais utilizando os indicadores do mercado educacional

Vantagens da EAD

Por mais certeza que seu aluno ou candidato tenha da escolha por estudar a distância, é natural que as tribulações do dia-a-dia o faça esquecer os motivos que o levaram a optar por essa modalidade.

É essencial que sua instituição esteja atenta a esses momentos e entregue conteúdo, seja motivacional ou informativo, que o faça relembrar das vantagens da EaD e o motive a continuar estudando.

Produza post, ebooks e vídeos que trabalhem os tópicos que diferenciam a modalidade a distância da presencial, tais como:

– Flexibilidade de horários e local de estudo para conciliar trabalho, estudo e vida pessoal;

– Presença de polos em inúmeras cidades;

– Economia com transporte e menos tempo gasto no trânsito,

– Acessibilidade e disponibilidade 24/7 dos conteúdos;

– Equipe de tutores e professores a disposição para ajudar a solucionar dúvidas;

Dúvidas comum dos candidatos e alunos

Outra abordagem que você pode implementar em sua estratégia de captação nas mídias sociais é orientar seus posts, tweets, e-books e vídeos para responder as dúvidas mais comuns sobre a educação a distância.

Validade do curso no MEC

Uma dúvida bem comum nos candidatos é se o curso ofertado pela Instituição de ensino escolhida por ele é reconhecido pelo MEC.

Utilizando uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais especializada no segmento educacional, sua equipe poderá utilizar o indicador de mercado “Credenciamento no MEC” para coletar e identificar os candidatos que demostram curiosidade sobre esse tópico. Ofereça um e-book informativo sobre, por exemplo, qual é a nota da IES dada pelo MEC e seus diferenciais e benefícios.

Reconhecimento do diploma

Segundo o estudo feito pelo Instituto Data Popular, dentre os entrevistados com mais de 24 anos, 79% tem medo do curso EaD não ser valorizado pelo mercado de trabalho.

É preciso reforçar na mente do seu público-alvo que, pela lei brasileira, todo diploma obtido em curso de EAD reconhecido pelo MEC, tem a mesma validade de um diploma de curso presencial, habilitando para procurar emprego, cursar uma pós-graduação ou prestar concurso público.

No planejamento do calendário editorial dos posts, mídias e tweets das suas mídias sociais, dedique a produção de conteúdo que, por exemplo, informem sobre a validade e equidade dos diplomas de cursos a distância e reforcem o potencial de empregabilidade, com exemplos e depoimentos de egressos que conseguiram empregos a partir do diploma obtido na EaD.

Conclusão

Falamos nesse post sobre o perfil dos estudantes de Ead e como utilizar as dúvidas e vantagens sobre essa modalidade para gerar conteúdo de valor para posts, tweets e vídeos.

Crie conteúdo para suas mídias sociais que eduquem seus potenciais alunos sobre como é ser um estudante de um curso não presencial. Ensine-os como criar uma rotina de estudo, como aproveitar ao máximo a ajuda dos tutores, como se preparar para as provas e reforce a validade do diploma dos cursos da sua IES no mercado de trabalho.

Lembre-se: a abordagem utilizada nas mídias sociais dos cursos a distância precisa respeitar as características e necessidades dos alunos de Ead. Vá além da publicação de post sobre vestibular e preço. Crie valor para esse público e se destaque da concorrência.

Se deseja aprender mais sobre como captar alunos pelas mídias sociais, te indico nosso e-book – Super manual de Captação – Como captar alunos utilizando as redes sociais.

Fique à vontade para deixar seu comentário ou dúvida abaixo.

Até a próxima.

Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, UnG - Universidade Guarulhos, Complexo Educacional FMU e Grupo Tiradentes, mantenedora da Unit - Universidade Tiradentes, Unit/Fits - Centro Universitário Tiradentes e Facipe - Faculdade Integrada de Pernambuco. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.
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