Dicionário das redes sociais: saiba falar a língua dos seus alunos e candidatos

Home / Estratégia Digital / Dicionário das redes sociais: saiba falar a língua dos seus alunos e candidatos

Dicionário das redes sociais: saiba falar a língua dos seus alunos e candidatos

 

Um dos maiores desafios das Instituições de Ensino é acompanhar o acelerado processo de evolução das expectativas de seus alunos e candidatos. Conhecê-los é o primeiro passo para estabelecer uma relação de reciprocidade e saber o que esperam, quais suas necessidades e como avaliam a Universidade.

Quer saber como fazer uma rede social de sucesso?

Manual Completo do Social Media
  • Configure suas redes sociais de forma atrativa e assertiva.
  • Torne suas postagens atrativas e relevante para os usuários
  • Saiba as melhores práticas para bombar suas redes sociais

Para que isso seja funcional e eficiente é necessário falar a mesma língua dos alunos e candidatos. Caso contrário, a Instituição de Ensino corre o risco de perder sua voz nas redes sociais – deixando de lado uma excelente oportunidade de construir uma audiência fiel de alunos e candidatos.

Por isso, separamos algumas dicas de como falar a língua dos seus alunos e ser pop nas redes sociais para conquistar mais candidatos:

DICIONÁRIO DAS REDES SOCIAIS: COMO SER OUVIDO POR ALUNOS E CANDIDATOS

Você já sabe que, para que um conteúdo seja considerado atrativo por seus alunos e candidatos, é necessário que ele contenha informações relevantes para sua comunidade acadêmica. Mas, mais do que isso, é preciso se comunicar de forma com que eles se identifiquem.  Principalmente no ambiente online, utilizar um diálogo muito formal e técnico, pode virar uma barreira na relação com os alunos e candidatos, em determinados momentos.

1.  ESTEJA POR DENTRO DAS TENDÊNCIAS

dicionario-das-redes-sociais-ies

Para montar uma estratégia digital de sucesso é importante que você esteja sempre atento ao que ocorre no ambiente digital - seja um assunto que está tendo grande repercussão online ou até mesmo o surgimento de um novo meme na Internet. (Veja aqui como usar memes no Facebook da sua Instituição sem colocar em risco sua estratégia digital). Assim, estando sempre antenado nas novidades, você não corre o risco de soar antiquado nas redes sociais – postando expressões ou hashtags que não são (ou nunca foram) usadas por seus alunos e candidatos.

2.CONHEÇA COMO OS ALUNOS SE COMUNICAM EM CADA REDE SOCIAL

Cada rede social, seja ela Twitter, Facebook, Instagram ou Snapchat, possui suas especificidades: um mesmo conteúdo não é postado da mesma forma em todas as mídias – ele difere no formato, tamanho e inclusive na linguagem. Por isso, analise como sua comunidade acadêmica e candidatos se comunicam nas principais redes sociais. Analise características estruturais, como: o tamanho do texto postado, uso de emoticons e hashtags, memes e coloquialidade na linguagem usada. Essa análise te fornecerá importantes insights para planejar como será a comunicação adotada por sua IES no ambiente online.

3.  CRIE UM DICIONÁRIO DAS REDES SOCIAIS E MAPEIE AS PALAVRAS CHAVE MAIS UTILIZADAS POR SUA COMUNIDADE ACADÊMICA

Assim como cada região do Brasil possui expressões típicas, alunos de diferentes Instituições de Ensino também se expressam de maneiras diferentes na hora de se referir a IES em que estudam – e tudo relacionado a ela. Por isso, é essencial que você conheça o vocabulário do aluno que estuda na sua Instituição: como ele se refere a sua IES? Existem expressões específicas que ele usa para citar algum aspecto da vida acadêmica? Caso você note algum padrão, por que não inserir essas palavras chave no seu planejamento de linguagem das redes sociais? Essa ação com certeza irá gerar uma maior identificação com seus alunos – e, consequentemente, aumentar o engajamento com suas publicações. (Veja aqui outras formas de aumentar o alcance orgânico da sua página apenas com técnicas de produção de conteúdo)

MINI DICIONÁRIO DAS REDES SOCIAIS: O QUE SIGNIFICA HASHTAGS E EXPRESSÕES POPULARES NO INSTAGRAM, FACEBOOK E TWITTER:

  • #throwbackthursday ou #TBT: Nativa do Instagram, essa hashtag é utilizada quando os usuários da plataforma postam fotos antigas. Como nome diz – Throw Back Thursday, ou Flashback de Quinta, em tradução livre para o português – essa hashtag é utilizada apenas nas quintas feiras. Mas, com sua popularidade, outras hashtags semelhantes surgiram, como a #FlashbackFriday (utilizada na sexta) e #WaybackWednesday (utilizada na quarta).
  • #Regram: é utilizada sempre que você posta uma foto no Instagram que já foi postada por outra pessoa antes. Lembre-se: Dar os créditos a quem publicou a postagem inicialmente sempre é indicado.
  • #DIY: Abreviação para a expressão americana Do It Yourself, ou Faça Você mesmo, em tradução livre para o português.  Essa hashtag é feita para mostrar o passo-a-passo de um trabalho manual, que pode ser feito por qualquer um que siga as instruções indicadas – e não necessariamente um profissional especializado
  • #nofilter: Muito usada no instagram, essa hashtag indica que nenhum filtro de cor foi aplicado a foto postada – significando que as características da foto – como cor, luz e contraste – são todas naturais.
  • #latergram: De modo semelhante ao #throwbackthursday, essa hashtag indica que a foto não foi tirada instantaneamente (mas não necessariamente em uma data mais antiga, como ocorre com o #tbt).
  • #SDV:  Significa “Segue de Volta”. Essa expressão é muito utilizada no Twitter e no instagram, como forma dos usuários conseguirem novos seguidores. Funciona assim: o usuário segue uma pessoa e é seguida por ela de volta, em retribuição.
  • SQN ou #SQN: Essa hashtag ou expressão significa Só que não. Ela é utilizada em todas as redes sociais para ironizar algum aspecto. Por exemplo: quem estuda na IES X deve ser tão satisfeito #sqn, para indicar exatamente o contrário: quem estuda na IES é insatisfeito.
  • SDDS: Abreviação da palavra saudades, pode ser utilizada inclusive para indicar ironia, como por exemplo: sdds estilo – indicando que uma pessoa não se veste bem.
  • Brinks: significa a mesma coisa que a palavra brincadeira.
  • OMG: Do inglês Oh My God ou Ai Meu Deus – em português – é utilizada para indicar surpresa ou espanto diante de algo.
  • BFF:  Abreviação da expressão em inglês Best Friend Forever ou Melhor Amiga Para Sempre, em tradução livre para o português.
  • S2: é o desenho virtual de um coração, usado para expressar sentimentos de amor, carinho e paixão.
  • XOXO: significa “beijos e abraços”.
  •  LOL: Do inglês Laughing Out Loud, ou Rindo Alto em tradução livre para o português. Usado para indicar que algo é engraçado ou até mesmo para ironizar a ocorrência de alguma coisa.
  • PLMMDS: Abreviação para “Pelo Amor de Deus”.
  • PFVR: Abreviação para “Por Favor”.

OU SEJA…

Saber as tendências nas redes sociais, conhecer e decifrar as expressões mais comuns serão práticas fundamentais para criar conteúdo interessante, publicar imagens e hashtags de forma a atrair alunos e candidatos — e também de descobrir como ganhar mais seguidores online.

ENTENDER O MODO COMO OS ALUNOS SE COMUNICAM: PODEROSO INSIGHT PARA AÇÕES DE MARKETING EDUCACIONAL

Mas, então, como identificar a linguagem dos alunos, as redes sociais que mais utilizam e fazer com que esses dados se tornem importantes ferramentas de marketing educacional? O processo de automatização do monitoramento das mídias sociais é uma solução inteligente que garante a captação e análise de dados com mais qualidade e segurança.

O monitoramento de redes sociais apresenta uma série de vantagens, como o importante fator de ser uma tarefa automatizada que, por si só, já representa redução de custos e de tempo.

Uma boa ferramenta de monitoramento é capaz de ter acesso às menções sobre a Instituição de Ensino, em tempo real, classificadas pelo teor da avaliação e pelo quesito avaliado. Todos os dados coletados são analisados, permitindo a tomada de decisões estratégicas de acordo com os resultados obtidos.

Por se tratar de um relevante mecanismo para a evolução do nível de satisfação dos alunos, e, consequentemente, potencial ferramenta para atrair candidatos, ficar por dentro do que seus alunos pensam e falam sobre a universidade não é mais um privilégio, mas, sim, uma exigência.

Quer saber mais sobre a importância do monitoramento para o marketing educacional? Leia o nosso Super Manual de Captação e descubra como captar 1000 alunos usando as redes sociais.

TODA IES PODE ENTENDER SABER FALAR A LÍNGUA DOS ALUNOS E SER OUVIDO POR MAIS ALUNOS E CANDIDATOS NAS REDES SOCIAIS!

Nesse texto, você conheceu – em termos gerais – como falar a língua da sua comunidade acadêmica e  gerar mais identificação com seus alunos e candidatos, nas redes sociais.  Mas é importante lembrar que existem características que são únicas para cada Instituição de Ensino, como. por exemplo. o que seualuno espera encontrar nas redes sociais da sua IES – e como ele avalia o conteúdo que já é postado por você. O que ele mais gosta? Quais temas dão mais repercussão? Ele gosta que você publique memes?  Você tem essa informação atualmente?

Você pode descobrir essas informações e conferir como está a reputação e imagem da sua IES  perante sua comunidade acadêmica realizando um passo simples: monitorando o que dizem sobre sua IES nas Redes Sociais. Prestando atenção a isso, é possível descobrir o que realmente incomoda o aluno que estuda ou quer estudar com você: seria o preço? infraestrutura? qualidade dos cursos?

Com essas informações estratégicas, você pode ajudar seu gestor e Instituição de Ensino a conquistar mais alunos e melhorar o processo de retenção. Isso porque você vai conhecer exatamente o que os alunos querem e esperam de você.

Para fazer isso, existe o ambiente de trabalho de monitoramento configurado para sua IES. Neste ambiente, você verá em tempo real o que seus alunos e futuros alunos comentam sobre você nas redes sociais, recebendo somente citações relevantes, já classificadas entre 10 indicadores específicos do mercado educacional de acordo com o MEC.

Clique aqui e conheça o ambiente de monitoramento da sua Instituição de Ensino

 

Equipe Planeta Y
Equipe Planeta Y
Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.
Textos recentes

Deixar um comentário:

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

memes-no-facehistoria-das-redes-sociais

Não, já tenho alunos suficientes

9 minutos que podem mudar sua captação de alunos

x x