Criar Twitter: 6 dicas de como criar um twitter de sucesso para sua IES

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Criar Twitter: 6 dicas de como criar um twitter de sucesso para sua IES

Enquanto algumas Instituições de Ensino procuram voltar todas as suas atenções e estratégias de marketing para o Facebook, outras redes sociais com enorme potencial acabam sendo esquecidas.  É o caso do Twitter, a quarta rede social mais acessada no Brasil.  Dinâmica e de fácil uso que, a rede permite que Instituições de Ensino se conectem a estudantes, através de mensagens de até 140 caracteres, imagens e até mesmo gifs.

Veja as nossas dicas para você criar um perfil de sucesso no twitter para sua instituição de ensino!

POR QUE CRIAR UM TWITTER PARA SUA IES?

Uma das principais vantagens de criar um perfil no Twitter para a sua IES é a adequação dessa rede social ao público alvo da maioria das IES: jovens de até 25 anos.  Assim, o público que faz uso frequente do Twitter é bem mais jovem que o do Facebook, possibilitando uma comunicação mais direta com usuários da faixa etária de seus alunos e candidatos.

Além disso, quase 80% dos acessos são feitos via celular, o que significa que os estudantes acessam constantemente o Twitter  por meio de seus smartphones. Inclusive durante a aula! De acordo com uma pesquisa realizada pela Google, 90% dos estudantes afirmaram usar os smartphones durante as aulas de Ensino Superior. Leia mais sobre o uso de celulares pela Geração Y dentro das IES

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1) AO CRIAR TWITTER, CAPRICHE NO VISUAL DO SEU PERFIL

Seu perfil é a primeira coisa que o aluno ou candidato vê quando entra em sua página no Twitter – antes mesmo do conteúdo postado por você.  Por isso, na hora de criar um twitter para sua Instituição, tome três cuidados essenciais:

  • Insira a url do seu site institucional ou de uma campanha específica no seu perfil. Essa é uma excelente maneira de conectar as redes sociais com o conteúdo produzido no site da sua IES.

2) USE UMA LINGUAGEM LEVE E DESCONTRAÍDA NO TWITTER


Antes de começar a atuar no Twitter, é importante levar em conta algumas especificidades dessa rede, como o tipo de linguagem. Não utilize o mesmo conteúdo que foi produzido para outra rede social, como o Facebook. A rede deve trazer um conteúdo mais leve, mais direto, podendo fazer uso de expressões descontraídas e bem-humoradas para transmitir a mensagem desejada. Adaptar é preciso. Além disso, o twitter permite que você dinamize o formato das mensagens. Já pensou em incluir gifs ou imagens divertidas nos posts?

3) CRIE HASHTAGS PARA SUA IES 

Uma das principais características que fazem do Twitter uma rede tão importante são as hashtags – palavras ou expressões que, acompanhadas do símbolo #, permitem monitorar ou indexar todo o conteúdo relativo àquele assunto.

Na hora de definir quais serão as hashtags utilizadas pela sua IES, pense em expressões que farão sentido tanto para os alunos que já estudam com você – como hahstags referentes a eventos internos –  quanto para aqueles que ainda não se matricularam em sua IES. Para os candidatos, vale investir em hashtags mais gerais – como #vestibular2015 e #enem2015. Tais expressões possuem um volume elevado de busca e podem fazer com que novos candidatos conheçam o perfil da sua IES.

4) FIQUE ATENTO À MEIA VIDA DOS TWEETS E PROGRAME REPUBLICAÇÕES 

Em todas redes sociais, o conteúdo possui uma meia vida, ou seja, o tempo útil até que aquele conteúdo perca a sua visibilidade. Tecnicamente, a meia vida se refere ao ponto em que o conteúdo recebeu metade dos cliques que receberá no total.

No Twitter, a meia vida de um tweet é mais curta do que a de uma postagem no Facebook. Cada tweet dura, em média, apenas 2h48min!  Sendo assim, programe um determinado post em diferentes horários de uma mesma semana e faça com que  aquele conteúdo seja visto por mais usuários, a cada publicação.

5) SEMPRE INTERAJA COM SUA COMUNIDADE ACADÊMICA

Com o Twitter, sua IES tem a facilidade de interagir com os alunos e candidatos. Aproveite essa possibilidade para sempre responder a todas as dúvidas, reclamações e sugestões, oferecendo um atendimento personalizado.  O atendimento via redes sociais já é das principais demandas dos estudantes – cerca de 67% deles preferem esclarecer questionamentos através do Facebook, Twitter ou Reclame Aqui. Veja aqui por que os alunos preferem SAC online e como estruturar esse atendimento

Periodicamente, incentive também a participação de sua comunidade acadêmica, fazendo perguntas específicas ou pedindo a opinião sobre determinado assunto relacionado ao meio acadêmico.

6) MONITORE O QUE DIZEM SOBRE VOCÊ NO TWITTER 

Nem todas as menções relacionadas à sua instituição no Twitter são feitas diretamente em seu perfil. Para entender a percepção dos seus estudantes e estar apto a oferecer sempre o melhor trabalho, não se esqueça de monitorar, com o auxílio de uma ferramenta específica para isso, tudo o que vem sendo publicado.

Após o início da sua atuação na rede, certamente você encontrará características específicas do seu público que auxiliarão ainda mais a sua estratégia digital. O importante é começar desde já e sair na frente da concorrência, mostrando para seus alunos e candidatos que a sua IES é inovadora e conectada com as principais tendências.

A sua IES já tem uma atuação interessante no Twitter? Conte para nós nos comentários!

TODA IES PODE CRIAR UM TWITTER PARA E CONQUISTAR MAIS ALUNOS VIA REDES SOCIAIS

Nesse texto, você conheceu – em termos gerais – como criar twitter e ter um perfil de sucesso na plataforma. Mas é importante lembrar que existem características que são únicas para cada Instituição de Ensino, como, por exemplo, o que seu aluno espera encontrar no Twitter da sua IES – e como ele avalia o conteúdo que já é postado por você em outras redes sociais. O que ele mais gosta? Quais temas dão mais repercussão? Você tem essa informação atualmente?

Você pode descobrir essas informações e conferir como está a reputação e imagem da sua IES  perante sua comunidade acadêmica realizando um passo simples: monitorando o que dizem sobre sua IES nas Redes Sociais. Prestando atenção a isso, é possível descobrir o que realmente deseja – e  incomoda – o aluno que estuda ou quer estudar com você: seria o preço? infraestrutura? qualidade dos cursos?

Com essas informações estratégicas, você pode ajudar seu gestor e Instituição de Ensino a conquistar mais alunos e melhorar o processo de retenção. Isso porque você vai conhecer exatamente o que os alunos querem e esperam de você.

Para fazer isso, existe o ambiente de trabalho de monitoramento configurado para sua IES. Neste ambiente, você verá em tempo real o que seus alunos e futuros alunos comentam sobre você nas redes sociais, recebendo somente citações relevantes, já classificadas entre 10 indicadores específicos do mercado educacional de acordo com o MEC.

Clique aqui e conheça o ambiente de monitoramento da sua Instituição de Ensino

Equipe Planeta Y
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