Está comprovado: os alunos já inseriram o Instagram em sua rotina diária – cerca de 53% dos jovens de 20 a 24 anos utilizam o aplicativo. E esse número só cresce no Brasil – o país está entre os cinco países que mais usam a plataforma. Sua Instituição já está presente no Instagram?

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A plataforma, que permite a postagem de fotos, é ideal para estreitar as relações com seus alunos e ainda humanizar sua marca educacional. Para você montar sua estratégia digital na plataforma, montamos um tutorial completo – desde como criar conta no instagram até dicas de como ter um perfil de sucesso. Confira:

CRIAR CONTA NO INSTAGRAM: PASSO A PASSO DE COMO FAZER

Se sua Instituição de Ensino ainda não tem uma conta no instagram, não se preocupe: criar uma conta na plataforma é muito fácil e pode ser feito em minutos usando um celular. Basta baixar o aplicativo, na loja de aplicativos do seu sistema operacional:

Em seguida, insira seus dados cadastrais ou importe suas informações – como nome, e-mail de contato e amigos –  de uma conta já existente no Facebook. Você será convidado a definir um nome de usuário no instagram, que será visível para todos os outros usuários.

  • Ao criar conta no Instagram, defina um nome de usuário que os alunos e candidatos reconheçam rapidamente

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Como existe uma limitação de caracteres, opte por um nome de usuário conciso, que gere identificação com sua marca educacional instantaneamente. Muitas IES que atuam em mais de um estado, optam por criar um usuário para cada região em que estão presentes. Assim, você pode considerar criar nomes de perfis diferentes, contendo a sigla do estado correspondente, caso essa ação esteja em consonância com sua estratégia digital. Mas, se o conteúdo que você planeja publicar for unificado para todas as unidades, por exemplo, não há necessidade de criar mais de um perfil no instagram. Caso você queira, o nome de usuário no instagram pode ser alterado posteriormente.

  •  Utilize uma foto de perfil de boa resolução

Ao criar conta no instagram, será necessário definir uma foto de perfil, que pode ser desde a logomarca da sua Instituição até uma imagem criada especialmente para a plataforma. O formato ideal para a foto de perfil no instagram é 110px por 110px e a imagem será exibida, obrigatoriamente, em uma moldura oval. Leve isso em conta na hora de escolher sua foto – e faça testes até encontrar a imagem mais adequada para seu perfil, se necessário. Além disso, dê preferência para imagens de boa resolução – que mantenham sua qualidade independentemente do dispositivo acessado – seja celular ou desktop. Essa regra vale também para todas as postagens que serão realizadas na plataforma.

  • Crie uma descrição com link para o site da sua IES

criar-conta-instagramNo Instagram, os links postados nas descrições das imagens não são clicáveis. Isso quer dizer que, os alunos e candidatos não poderão clicar no link que você fornecer e serem redirecionados automaticamente para um site. Pelo contrário, para acessar aquele endereço eles devem digitar o endereço manualmente no celular. Mas há uma maneira de tornar esse processo mais prático para sua comunidade acadêmica: inserir o seu site institucional (ou de alguma campanha sazonal de marketing!) na descrição do perfil, onde todos os links são funcionais.

NÃO BASTA CRIAR CONTA NO INSTAGRAM: VEJA DICAS PARA TER UM PERFIL DE SUCESSO E ATRAIR ALUNOS E CANDIDATOS

1) Se faça presente na rotina online dos alunos e poste com regularidade 

O Instagram é uma rede social exclusiva de fotos, ou seja, é uma plataforma especializada em exibir um conteúdo que é rapidamente consumido (e produzido) por sua comunidade acadêmica: as imagens. Por isso, essa rede social te dá a liberdade de postar mais de uma vez por dia. De acordo com um estudo realizado pelo SumAll, é indicado que marcas postem a partir de duas vezes por dia, na plataforma.

Assim, ao postar com regularidade, sua Instituição de Ensino será parte integrante da rotina de seus alunos e candidatos no Instagram. Além de fidelizar os alunos a sempre checarem suas publicações, criar postagens com regularidade também cria diversas oportunidades de interação e aproximação com sua comunidade acadêmica.

2) Use filtros para aumentar engajamento com seus alunos

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Diferença na imagem de acordo com o filtro aplicado

No Instagram, é possível adicionar filtros às imagens a serem publicadas na plataforma. Eles adicionam efeitos e alteram definições da foto – como brilho, contraste, saturação, entre outros. De acordo com um estudo realizado pelo Yahoo!, imagens que contém filtros têm 21% mais de chance de serem visualizadas e têm 45% mais de chance de receberem comentários. Legal, né? Isso reforça o quanto seus alunos e candidatos são visuais e são atraídos por imagens bem trabalhadas e de boa resolução. Por isso, não poupe esforços na hora de tirar – ou criar – as fotos que serão publicadas plataforma.

Os filtros mais utilizados no Brasil, de acordo com o Instagram, são: Ludwig, Amaro, CremaValencia e X-Pro II. Mas, é essencial que você teste qual filtro é mais eficaz com seus alunos e candidatos.

3) Use a imagem e sua descrição para contar uma história

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A proposta do Instagram é que os usuários compartilhem momentos e experiências, em forma de imagens. Por isso, a plataforma é ideal para as Instituições trabalharem ações de Marketing Educacional focadas na melhoria do relacionamento com a comunidade acadêmica – bem como a humanização de sua marca educacional. E não há forma melhor de compartilhar momentos com seus alunos e candidatos do que contando uma história.

Por isso, na hora de postar uma foto, não se limite a apenas publicá-la na plataforma. Pense em uma descrição que complemente a mensagem transmitida pela foto e que auxilie seus alunos e candidatos a compreenderem melhor o contexto da imagem. Além disso, ao contar uma história na descrição, você adiciona valor sentimental àquela postagem – o que torna sua marca mais humana e próxima de sua comunidade acadêmica.

4) Crie e adicione hashtags relevantes para sua comunidade acadêmica

As hashtags são nativas do Instagram e tornam suas fotos mapeáveis para qualquer usuário da plataforma! Por isso, usar hashtags é uma excelente forma de ter suas imagens encontradas por mais alunos e possíveis alunos. Na hora de escolher qual hashtag utilizar, leve em conta o contexto da imagem e, principalmente, o significado da hashtag. Muitas marcas já enfrentaram sérias crises digitais por terem utilizado hashtags aparentemente inofensivas, mas que carregavam um histórico negativo na Internet. Por isso, sempre procure saber mais sobre a hashtag antes de usá-la. Leia aqui o significado das principais hashtags usadas por alunos nas redes sociais

Além disso, sua Instituição pode (e deve!) criar suas próprias hashtags, direcionadas para a realidade vivida em sua Instituição de Ensino. Na hora de selecionar as hashtags, pense nos principais termos utilizados por sua comunidade acadêmica. Além disso, experimente criar uma hashtag para cada campanha de marketing que realizar no Instagram – isso tornará mais fácil monitorar os resultados obtidos.

5) Use Call to Actions para incentivar participação de alunos

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Não fale sozinho – incentive seus alunos e candidatos a participarem da conversa no Instagram! Para isso, sempre inclua perguntas ou Call to Actions – verbos incitando alguma ação – na descrição das imagens. Além disso, você pode criar inúmeras ações de engajamento na plataforma – desde concursos culturais até repostagem de fotos enviadas pro alunos.

TODA IES PODE CRIAR CONTA NO INSTAGRAM E CAPTAR MAIS ALUNOS E CANDIDATOS ONLINE:

Nesse texto, você conheceu – em termos gerais – como criar conta no Instagram e ter um perfil de sucesso na plataforma. Mas é importante lembrar que existem características que são únicas para cada Instituição de Ensino, como, por exemplo. o que seu aluno espera encontrar no Instagram da sua IES – e como ele avalia o conteúdo que já é postado por você em outras redes sociais. O que ele mais gosta? Quais temas dão mais repercussão? Você tem essa informação atualmente?

Você pode descobrir essas informações e conferir como está a reputação e imagem da sua IES  perante sua comunidade acadêmica realizando um passo simples: monitorando o que dizem sobre sua IES nas Redes Sociais. Prestando atenção a isso, é possível descobrir o que realmente deseja – e  incomoda – o aluno que estuda ou quer estudar com você: seria o preço? infraestrutura? qualidade dos cursos?

Com essas informações estratégicas, você pode ajudar seu gestor e Instituição de Ensino a conquistar mais alunos e melhorar o processo de retenção. Isso porque você vai conhecer exatamente o que os alunos querem e esperam de você.

Para fazer isso, existe o ambiente de trabalho de monitoramento configurado para sua IES. Neste ambiente, você verá em tempo real o que seus alunos e futuros alunos comentam sobre você nas redes sociais, recebendo somente citações relevantes, já classificadas entre 10 indicadores específicos do mercado educacional de acordo com o MEC.

Clique aqui e conheça o ambiente de monitoramento da sua Instituição de Ensino

Equipe Planeta Y: Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.