Como Monitorar as Mídias Sociais com foco em Captação de alunos?

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Como Monitorar as Mídias Sociais com foco em Captação de alunos?

Ainda não utiliza o monitoramento de mídias sociais com foco na captação de novos alunos? 

Monitorar as mídias sociais de sua IES será um grande aliado em muitos momentos, mas quando o foco do planejamento estratégico do departamento de Marketing estiver voltado para a captação, as mídias sociais podem levar a sua campanha para um nível de abrangência bem mais significativo.

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Como captar mais alunos utilizando as redes sociais

Transforme os leads gerados e qualificados nas mídias sociais em alunos matriculados.

Na academia pouco se fala sobre ouvir o aluno e a comunidade por meio de novos canais. A conversação tende a ser direcionada aos setores controlados por protocolos e processos. Ainda são poucas as instituições – infelizmente – que trouxeram esses canais para perto, assumindo a importância desses como parte de um processo de gestão e relacionamento com a comunidade.

Para você que ainda não sabe como monitora as mídias sociais da sua IES, preciso lhe dizer que, além de coletar, armazenar, classificar, categorizar e analisar menções relacionadas a sua instituição é possível captar novos alunos, mas para isso você precisa ter uma ferramenta especializada no mercado educacional. Ou seja, por meio do monitoramento, sua equipe de Analistas de Mídias Sociais terá acesso, de forma clara e objetiva, a tudo aquilo que falam sobre a sua instituição. Seja de um aluno, candidato ou alguém pertencente a comunidade.

Este trabalho também pode ser considerado Inteligência de Mercado, uma vez que traz consigo uma pesquisa, em tempo real, a respeito das percepções da qualidade dos serviços educacionais prestados pela IES – forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de comunicar diferenciais.

Muitas IES e empresas monitoram apenas por monitorar as mídias sociais, sem um objetivo específico. Será que sua IES se enquadra neste cenário? Se sim, está na hora de rever seus processos.

Neste texto, abordo os seguintes pontos:

  • qual é a importância de monitorar as mídias sociais para sua IES;
  • quais serão os resultados alcançáveis;
  • como monitorar as mídias sociais com foco na captação de alunos;
  • diferença entre métricas de relacionamento e métricas publicitárias;

O QUE SUA IES PRECISA PARA MONITORAR AS MÍDIAS SOCIAIS?

monitorar as mídias sociais

Para começar, sua IES precisa ter um perfil oficial em uma ou mais mídias sociais: Facebook, Twitter, Instagram, etc, administrados por uma equipe interna. Existem casos em que a IES possui canais não oficiais nas mídias sociais, o que a coloca em risco, afinal, tanto as publicações, quanto as respostas, não serão fornecidas por colaboradores da instituição. Em outros casos, existem IES que optam por ter uma fanpage para cada curso de graduação, pós-graduação, etc. Isso acontece justamente por haver uma grande demanda de busca de informações por determinado curso ou assunto e aí surge a necessidade da verticalização da comunicação.

A ideia de ter páginas por curso é interessante porque todos os conteúdos daquele perfil,  serão segmentados, ou seja, a mensagem chegará para a persona correta, com mais agilidade e efetividade.

Se a sua IES ainda não tem uma página oficial no Facebook, é hora de criá-la. Veja como é simples:

Abra o Facebook e clique em ‘Criar uma Página’

monitorar as mídias sociais - criar fanpage

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monitorar as mídias sociais - criar fanpage 2Preencha o nome e segmento da página

monitorar as mídias sociais - criar fanpage

Caso você queira criar uma página diretamente do seu perfil é só acessar o painel abaixo, situado no canto esquerdo da página.

monitorar as mídias sociais - criar fanpageApós a criação da página oficial da sua IES, é hora de personalizar sua página. Coloque o avatar – imagens de perfil – e a capa. Temos um guia de tamanho de todas as imagens de mídias sociais. Clique aqui para baixar o guia completo dos tamanhos das mídias sociais.  Em seguida preencha todas as principais informações da sua IES, como histórico, localização, telefone de contato, site oficial e assim por diante, para que seu público consiga encontrar em sua fanpage todas as informações relevantes sobre sua IES. Feito isso é hora de alinhar a sua equipe de analistas de mídias sociais que ficará a postos para monitorar as mídias sociais e se relacionar com a comunidade da sua IES.

Seus Analistas desempenham, neste caso, um papel MUITO importante, pois os páginas sociais oficiais são a extensão do campus universitário. Se seu aluno, por exemplo, sentiu-se desrespeitado dentro do campus por algum funcionário, provavelmente ele irá expor essa reclamação nas mídias sociais. Ou seja, se o Analista não souber se relacionar da maneira correta, provavelmente o problema será ainda mais grave.

Outro ponto muito importante e essencial é possuir uma ferramenta de monitoramento e gestão de relacionamento. Sem ela, é inviável capturar as menções, analisá-las e buscar informações referente ao que é postado sobre sua instituição nas Mídias Sociais. Além disso, por meio do relacionamento gerado pelas Mídias Sociais é possível, não somente atender alunos e comunidade, mas também captar novos alunos, que é onde o retorno sobre o investimento fica mais evidente. 

A FORMA DE CAPTAR ALUNOS MUDOU

monitorar as mídias sociais - planeta y

Se sua IES ainda não percebeu isso, com certeza está perdendo – neste exato momento – uma fatia de mercado. Diferente das campanhas tradicionais, que possuem um cunho comercial bastante elevado e pouco relacional, as mídias sociais e seus usuários, ou seja, candidatos, alunos e ex-alunos, usam seus perfis para se relacionarem.

Muitas pessoas já não querem mais ouvir sobre as marcas. As pessoas hoje, consomem conteúdo que trabalhem o benefício, o valor  e o relacionamento.

Um exemplo bem bacana é a Fanpage do Senac, onde são abordados vários temas e assuntos diferentes do que exclusivamente: MATRICULE-SE JÁ NO CURSO X!. Olha só que conteúdo interessante:

Post #1

monitorar as mídias sociais - senac

Post #2

monitorar as mídias sociais - planeta y Post #3

monitorar as mídias sociais - senac

Observe que existem 4 pontos interessantes que podemos elencar nesta terceira publicação. Veja só:

  • Exposição de um tema específico sobre excel e qual a sua função.
  • Mais uma opção para usar a fórmula;
  • Uma brincadeira com entre o uso do excel e a instituição;
  • Um link para a pessoa fazer inscrição no curso de excel;

Este é um exemplo de uma abordagem muito interessante para falar de um curso, sem necessariamente ser 100% comercial. Isso também é relacionamento, junto aos outros exemplos que dei.

Com base nisso, listei algumas boas práticas para você, junto a sua equipe de Analistas, trabalharem nas mídias sociais de sua IES. Veja:

  • Trabalhar conteúdos que possam agregar Valor para o candidato;
  • Se for postar sobre um curso específico, com cunho de captação, procure abordar de forma leve, como no exemplo dado;
  • Fale sobre assuntos locais (exemplo: pontos turísticos, festas típicas, etc);
  • fale na linguagem do seu público. (ninguém lê posts sérios com cara de comunicado).

O conteúdo é a ponte que você constrói entre o candidato e a IES. É por meio dele que você vai atraí-lo e, a partir daí, poderá trabalhá-lo em toda as fases do funil social: da descoberta da necessidade, até a efetivação da matrícula.

MÉTRICAS DE RELACIONAMENTO X MÉTRICAS DE VAIDADE OU PUBLICITÁRIAS

monitorar as mídias sociais - planeta y

A partir do momento em que você trabalha com qualquer tipo de mídia ou rede social você estará desempenhando um relacionamento. e junto disso virá a responsabilidade de criar uma identidade e manter uma presença digital. Mas antes de tudo isso é importante saber: como se estabelece uma relação?

As Redes Sociais – relações sociais -, formam a base do que chamamos de estrutura social, que é baseada nas relações entre pessoas.

A relação social diz respeito à conduta de múltiplos agentes que se orientam reciprocamente em conformidade com um conteúdo específico do próprio sentido das suas ações. Na ação social, a conduta do agente está orientada significativamente pela conduta de outro ou outros, ao passo que na relação social a conduta de cada qual entre múltiplos agentes envolvidos (que tanto podem ser apenas dois e em presença direta quanto um grande número e sem contato direto entre si no momento da ação) orienta-se por um conteúdo de sentido reciprocamente compartilhado. 

Max Weber.

Uma relação se estabelece quando pessoas comunicam algo de interesse entre si, basicamente.

Então, as Métricas de Relacionamento vão além dos números frios das métricas tradicionais. E nós do Planeta Y, vamos além, já que Mídias Sociais trabalham diretamente com relacionamento, façamos das Métricas de Relacionamento, as mais importantes do mercado educacional.

Sobre as “métricas de vaidade ou publicitárias”, podemos dizer que são aqueles números frios, de audiência, que atraem mas não convertem.

  • Curtidas;
  • Comentários;
  • Compartilhamentos;

Estas – e outras mais – são as métricas tradicionais mensuradas mensalmente nos relatórios de entrega de resultados e traduzem “audiência”. Mas não deixem as métricas publicitárias de lado, elas também são importantes e devem ser mensuradas. Não estou dizendo que as métricas de relacionamento são as únicas que podem trazer resultados ou são as únicas que devem ser mensuradas. Não é isso!

Ambas se complementam. Você não consegue trabalhar bem as métricas de relacionamento da sua IES, se você não tiver curtidas, comentários, compartilhamentos, ou seja, audiência. Elas caminham juntas.

Mas dou um conselho, se você realmente quer resultados, foque nas métricas de relacionamento. As Métricas de Relacionamento que a sua equipe de Analistas de Mídias Sociais deve saber são as seguintes:

#1 – Quantos candidatos estão interessados nos cursos da IES?

#2 – Quantos destes interessados foram transformados em Leads Qualificados: nome, e-mail, telefone e CPF?

#3 – Quantos vestibulandos receberam e consumiram materiais específicos a respeito da IES: programas de bolsas e estágio, financiamentos, infraestrutura de laboratórios, vídeo com depoimento de alunos, ex-alunos e coordenador de curso?

#4 – Quantas vezes a Coordenadora do curso de Odontologia foi acionada para compartilhar percepções a respeito dos professores de seu curso?

#5 – Algo pode ser melhorado a partir das informações que os alunos comentam em suas redes sociais?

#6 – Quantas vezes seu programa de mídias sociais avisou quem precisava saber, com antecedência, que na página Spotted ou Faculdade XYZ da Depressão, comenta-se que o Diretório Acadêmico irá fazer uma manifestação,  no Prédio da Reitoria, contra o aumento de mensalidades?

Clique aqui para saber mais sobre Métricas de Relacionamento.

MONITORAR AS MÍDIAS SOCIAIS NA PRÁTICA: PLANETA Y

 monitorar as mídias sociais - planeta y

Quer receber em tempo real as citações classificadas de acordo com os 10 indicadores de mercado definidos pelo MEC? Isso, com certeza, facilitará a classificação de qual assunto se trata aquela determinada solicitação, não é mesmo?

Existem inúmeros motivos para você usar o Planeta Y como ferramenta para monitorar as mídias sociais da sua IES e manter relacionamento com a sua comunidade alguns deles  são:

  • Trabalhe com dados qualificados: Otimizamos o trabalho do seu analista excluindo em média 75% das citações que não fazem referência à sua IES.
  • Identifique oportunidades de captação: Receba citações de pessoas que demonstram interesse em estudar na sua Instituição de Ensino.
  • Receba alertas de crise: Enviamos alertas sempre que ocorrerem alterações bruscas no Capital Social da sua marca educacional – que podem indicar uma crise.
  • Saiba o que está acontecendo em cada curso: Extraia informações segmentadas sobre: unidades, cursos, períodos, turnos e identifique forças/pontos de melhoria por meio da integração com o seu SGA.
  • Apresente resultados estratégicos: Tenha insights a partir de 20 relatórios pré-configurados que proporcionarão uma visão estratégica do que é falado sobre sua instituição nessas mídias.
  • Landing Pages: Landing Pages são as famosas páginas de captura. Onde, por exemplo, sua IES pode oferecer um e-Book sobre FIES e em troca, o candidato interessado deixará seu nome, e-mail e CPF. Ou seja, você tem dados preciosos deste candidato para trabalhar a captação.

Quer ver na prática o Planeta Y? Vamos te mostrar de fato como você e sua equipe de Analistas podem monitoras mídias sociais com foco em captação:

Painel inicial do Planeta Y, onde as menções são exibidas com base nas mídias sociais de sua Instituição:

monitorar as mídias sociais- planeta y

Para você entender como isso funciona, abaixo destacamos alguns indicadores:

monitorar as mídias sociais - planeta y

Viu só que bacana? Com essas informações organizadas, seu Analista poderá:

#1 – Classificar o sentimento daquele atendimento/solicitação em: Positivo, Negativo e Neutro, representado pelos emoticons;

#2 – Lembra dos 10 IDM’s? Olha eles aí. Seu Analista conseguirá classificar sobre qual IDM aquela solicitação corresponde;

#3 – É possível ter um ticket de atendimento, organizando o serviço de SAC 3.0, via mídias sociais, e mostrando a atual classificação daquele atendimento;

#4 – Saber a origem da solicitação, neste caso, qual a rede social que originou aquela interação;

Mas e a captação? Como fica esse processo? A seguir segue um exemplo com oportunidade de captação:

monitorar as mídias sociais - plantea y

LANDING PAGES:

A melhor opção de captação de leads qualificados pelas Mídias Sociais são as landing Page criada pelo Planeta Y. Por elas você poderá conseguir as principais informações :

landing pages - planeta y oferta para captação de leads - monitorar as mídias sociaisAgora, quando um candidato perguntar sobre algum determinado assunto e sua equipe possuir um material (ex: e-Book, vídeos) sobre ele, já será possível se aproximar deste candidato através das informações e dados coletados no formulário da landing page.

Veja só a conversa via inbox no Facebook, feita dentro do próprio Planeta Y e o encaminhamento para a Landing Page:

monitorar as mídias sociais - planeta y

Além das funções para monitorar as mídias sociais, se relacionar com a comunidade, enviar ofertas por meio das landing pages, sua equipe terá acesso ao painel de relatórios, que ajudará a tomar decisões com base em dados reais, que farão a diferença para direcionar sua equipe.

Painel de Capta Social:

monitorar as mídias sociais - planeta y

Painel dos IDM’s:

monitorar as mídias sociais planeta y

Painel de Pessoas: Nele você consegue visualizar entre: Influenciadores, Citadores e ‘Apaixonados’.

monitorar as mídias sociais - planeta y

CONCLUSÃO

Neste texto, mostrei para você como pode monitorar as mídias sociais  – na prática – com foco em captação.

Falamos sobre o que uma IES precisa para monitorar as mídias sociais: ter uma ferramenta para monitorar as mídias sociais especializada no mercado educacional, criar pelo menos uma página nas mídia sociais mais relevantes e mostrei a você que o relacionamento tem que vir antes de pensar em captação.

Isso se dá porque seu aluno mudou a forma de consumir, tanto informação quanto produtos e serviços. Se relacionar tem que estar à frente de qualquer ação. Falamos, também, sobre a diferença entre métricas de relacionamento e as métricas de vaidade ou publicitária e que ambas se complementam.

Podemos conversar mais sobre este assunto. Entre em contato e agende uma ligação via Skype ou até mesmo uma visita presencial.

Forte abraço.

Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, UnG - Universidade Guarulhos, Complexo Educacional FMU e Grupo Tiradentes, mantenedora da Unit - Universidade Tiradentes, Unit/Fits - Centro Universitário Tiradentes e Facipe - Faculdade Integrada de Pernambuco. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.
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