Captação e Retenção de alunos nas Mídias Sociais – Webinar

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Captação e Retenção de alunos nas Mídias Sociais – Webinar

Recentemente participei de uma entrevista em vídeo – Webinar – junto ao pessoal da RD Station.

Falamos sobre os principais erros e acertos da IES ao se relacionarem, por meio das Mídias Sociais, com candidatos e alunos, e como elas podem afetar diretamente os índices de captação e retenção de alunos em uma IES.

Nesta entrevista você irá encontrar tópicos sobre:

  • Captação e Retenção de Alunos – como fazer?;
  • Erros e Acertos no Relacionamento;
  • Novidade no Mercado Educacional;
  • Importância da retenção para os novos indicadores do MEC;
  • Quais são as mídias sociais ideais para uma IES;
  • Integração do Planeta Y ao RD Station – nova funcionalidade que permite encaminhar o Lead da Mídia Social para o Inbound Marketing;

CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE ALUNOS – COMO FAZER?

Um ponto muito importante para conseguir captar alunos, contatos, etc, é possuir uma landing page ou as chamadas páginas de captura. Pois é ali que você irá conseguir uma informação e um contato mais próximo do seu candidato.

As landing pages desempenham um papel fundamental neste processo. O Planeta Y possui uma funcionalidade exclusiva de landing pages, onde você pode criar essas páginas e distribuí-las nos atendimentos, conforme à necessidade, persona e situação.

Por exemplo:

Um candidato está perguntando em sua Fanpage, via mensagem (chat) informaç ões sobre FIES. Seu setor de Marketing preparou um material incrível sobre FIES. O Analista logo que responder a dúvida do solicitante, já encaminha o link da landing page de FIES que, em troca deste ebook, ele deixe o seu nome, e-mail, cpf e telefone, por exemplo.  Após isso, se o candidato não estiver pronto para efetuar a inscrição, é importante nutrí-lo com algum fluxo onde ele passará por um processo de “educação”, fazendo com que ele se converta em uma inscrição.

Isso é uma das formas mais eficientes num processo de captação de leads (potenciais clientes) nas mídias sociais.

E com o Planeta Y isso é possível. E melhor, de forma prática, sem despender gastos desnecessários e tempo de sua equipe.

ERROS E ACERTOS NO RELACIONAMENTO

É muito comum, até mais do que que se imagina, que as instituições errem – e muito – nas mídias sociais. Isso acontece pois muitas IES possuem perfis institucionais no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e Y0utube, mas não possuem estratégia editorial que possibilite o alcance de resultados mensuráveis, ou então sabem onde querem chegar com estes perfis, mas não possuem analistas de mídias sociais para a execução do plano e atendimento de necessidades de alunos e candidatos.

Veja alguns exemplos:

DEMORAR PARA RESPONDER

Muitas vezes um candidato faz uma pergunta à IES por meio das Mídias Sociais. Muitas vezes ele precisa aguardar muitas horas ou dias para obter uma resposta. Este candidato está na fase de “busca de informação” do processo de tomada de decisão. Provavelmente ele fará a mesma pergunta para duas ou três IES. Entregará Valor quem responder melhor e com maior velocidade.

A opção pela pergunta nas Mídias Sociais vem de um público que já é nativo digital e optaram por este canal por entender ser mais rápido e prático que um 0800 ou uma fila na secretaria geral.

ENCAMINHAR A RESPOSTA PARA OUTRO CANAL

É semelhante ao que todos nós já passamos ao ligarmos para um SAC, quando nos transferem para outros ramais/setores, ou ainda, nos pedem para que liguemos em um outro número pois aquele não é o setor responsável por nossa necessidade.

Quando um aluno ou um candidato realiza uma pergunta nas Mídias Sociais, ele deseja que sua necessidade seja atendida por este mesmo canal. É frustrante para ele quando a resposta à pergunta realizada no Facebook pede para que ele ligue em um número de telefone ou que acesse um site. Ok, o Analista de Mídias Sociais pode não ter a resposta para a pergunta realizada. Mas ele pode, por dentro do Planeta Y, encaminhar a pergunta ao setor responsável, aguardar pela informação, formular a resposta ao aluno ou candidato e, assim, finalizar o atendimento, sem pedir este siga para um outro canal. Ainda que a resposta seja negativa, ela foi dada e um Valor de acolhimento foi criado.

RESPOSTAS SEM RELACIONAMENTO

É aqui que muitas oportunidades são perdidas, pelo simples fato de não se relacionarem. Vou te dar um exemplo prático de respostas sem relacionamento. Veja só:

Candidato: Olá, bom dia. Gostaria de saber qual o valor do curso de Direito.

Analista de Mídias Sociais: Olá! O valor do curso é R$800,00.

Candidato: Ah, ok. Obrigado.

Analista de Mídias Sociais: Por nada.

Veja que não o relacionamento não foi criado. O Analista de Mídias Sociais não procurou saber se o Candidato tinha alguma outra necessidade e também não tentou obter dados para a composição de um lead qualificado (telefone, e-mail e CPF). Também não deixou um canal aberto para que a IES possa entrar em contato para procurar conduzi-lo por todos os processos até a conversão do candidato em matriculado.

ATUALIZAÇÃO DE DADOS CADASTRAIS

O relacionamento com alunos nas mídias sociais, além de auxiliar no processo de Retenção, também é uma grande oportunidade para resolver outro grande problema que as IES possuem: Atualização de Dados Cadastrais.

NÃO REALIZA ENTREGA DE VALOR

A entrega de Valor está diretamente ligada aos tópicos acima. Depende de: dar a devida atenção, responder as solicitações e promover experiências memoráveis.

NOVIDADE NO MERCADO EDUCACIONAL

É muito importante estarmos todos atentos à Portaria Normativa MEC n.8, de 28 de Abril de 2016, que altera indicadores para avaliação dos cursos.
No artigo terceiro: “Fica instituído o Indicador de Trajetória dos Estudantes de cursos de graduação – ITE, a ser calculado a partir do acompanhamento da trajetória dos estudantes ingressantes. Parágrafo Único. O ITE será composto pela taxa de permanência, taxa de desistência e taxa de conclusão, quando for o caso.” = RETENÇÃO DE ALUNOS.
O ITE será um dos indicadores do IDC – Índice de Desempenho dos Cursos de Graduação, que substitui o CPC – Conceito Preliminar de Curso.

O Planeta Y vêm, há algum tempo, escreve sobre a importância do relacionamento com alunos por meio das Mídias Sociais e o impacto desta prática nos índices de evasão.

Clique aqui para conferir toda a Portaria Normativa do MEC nº 8.

IMPORTÂNCIA DA RETENÇÃO PARA OS NOVOS INDICADORES DO MEC

Tendo como base este cenário, faz-se necessário a junção de RELACIONAMENTO e RETENÇÃO de alunos. Ambos estão ligados e são importantíssimos para qualquer instituição.

Só retém que se relaciona da maneira correta.

QUAIS SÃO AS MÍDIAS SOCIAIS IDEAIS PARA UMA IES?

Instituições de Ensino e seus respectivos departamentos de comunicação e marketing precisam entender que as mídias sociais se diferem umas das outras.

Mas como de costume, cito as mídias sociais como: Facebook, Instagram e Twitter. Geralmente são as mais utilizadas e o Facebook é o campeão dentre as três citadas. Porém, se todas elas – e qualquer outra rede social como Snapchat, Periscope, Spotify – não forem utilizadas de maneira estratégica, com curadoria de conteúdo baseada no relacionamento, certamente os resultados não serão alcançados.

Por isso, o Planeta Y possui os 10 IDM’s – Indicadores do Mercado Educacional, inspirados nas 10 dimensões do SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, que ajudarão a equipe de mídias sociais a direcionar os conteúdos conforme às necessidades demonstradas nas mídias.

Veja só o nosso painel de IDM’s:

Como ganhar a confiança dos Alunos Nas Mídias Sociais - Painel Indicadores de Mercado Planeta Y

 

Os indicadores são divididos em:

  1. Captação;
  2. Empregabilidade;
  3. Localização;
  4. Atuação Ética;
  5. Corpo Docente;
  6. Credenciamento no MEC;
  7. Preço;
  8. Qualidade de Ensino;
  9. Infraestrutura;
  10. Relacionamento;

Outro ponto crucial que as equipes de mídias sociais devem ter internalizadas é que o Processo de Tomada de Decisão de Compra é dividido em três fases:

  1. Reconhecimento da Necessidade;
  2. Busca de Informação;
  3. Consideração de Alternativas;

Isso ajudará a enxergar a necessidade correta, entregar soluções tangíveis para as pessoas certas no momento certo.

Lembre-se sempre disso: As mídias sociais são uma extensão do campus universitário!

INTEGRAÇÃO: PLANETA Y & RD STATION – NOVA FUNCIONALIDADE

O Planeta Y fez uma integração com a RD Station, que agora permitirá encaminhar o Lead da Mídia Social diretamente para o Inbound Marketing. 

Isso é fantástico, pois o Analista de Mídias Sociais trabalhará o relacionamento com aquele lead dentro do Planeta Y, entenderá as necessidades do candidato e também terá plena consciência em qual estágio no funil aquele lead se encontra, e isso permitirá encaminhá-lo diretamente para um processo de automação de conteúdo, que o nutrirá até que ele esteja qualificado para ser encaminhado ao CRM que, por sua vez, atuará na conversão efetiva do candidato em matriculado.

Isto é basicamente uma otimização dos processos de captação e retenção de alunos. 

Portanto, peguei os principais tópicos abordados no webinar e explanei aqui para você. Mas vou deixar o vídeo abaixo para que você possa ver toda a nossa conversa. E tem muito conteúdo que poderá ajudar a sua IES a alavancar os índices captação e retenção de alunos, juntamente com o relacionamento.

Dê o play e confira o webinar completo:

Como você pode observar, o Planeta Y é um HUB, que atua como um facilitador entre a IES e o candidato. Atuamos com foco em relacionamento por meio das mídias sociais, importante para o sucesso de uma IE nas mídias sociais.

Não adianta querer captar e reter, sem antes se relacionar.

O Planeta Y, diferentemente das demais ferramentas de monitoramento de redes sociais, é focado na inteligência e no relacionamento nas mídias sociais para instituições de ensino. Uma ferramenta 100% preparada para se relacionar com seu candidato, aluno e comunidade.

Sempre focado na Gestão do Capital Social e nos 10 IDM’s, o Planeta Y indicará a direção correta para que sua equipe de Analistas seja assertiva na forma de se relacionar com alunos e candidatos.

Para entrar em contato com um de nossos Consultores especializados no mercado educacional, clique aqui!

Forte abraço!

Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, UnG - Universidade Guarulhos, Complexo Educacional FMU e Grupo Tiradentes, mantenedora da Unit - Universidade Tiradentes, Unit/Fits - Centro Universitário Tiradentes e Facipe - Faculdade Integrada de Pernambuco. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.
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Comments
  • Rafael Alexandre
    Responder

    Excelente artigo Marcus!
    Conteúdo de qualidade que resume algumas estratégias de captação e retenção de alunos! A cada dia estamos otimizando mais nossa integração entre RD Station e Planeta Y!
    Conte comigo para realizarmos mais webinars e conteúdos em conjunto meu caro.
    Grande abraço!

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