Como captar alunos nas mídias sociais em 365 dias ao ano e 24 horas por dia

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Como captar alunos nas mídias sociais em 365 dias ao ano e 24 horas por dia

Sua instituição de ensino utiliza as mídias sociais para captar alunos durante o ano inteiro?

O que eu mais vejo no mercado educacional são ações de marketing para aumentar a captação de novos alunos para as instituições de ensino concentradas em alguns períodos do ano.

Se olharmos as ações voltadas para as mídias sociais, a grande maioria das Instituições de ensino somente distribuem o material de divulgação do vestibular e notícias esporádicas.

Aqui, no Planeta Y, acreditamos que o processo de captação de novos alunos pelas mídias sociais deve ocorrer 365 dias por ano, 24 horas por dia. Afinal, a necessidade de ingressar em um curso do ensino superior do seu candidato não está limitada a 2 períodos do ano, não é mesmo?

No post de hoje, gostaria de compartilhar o vídeo “Como captar alunos nas mídias sociais em 365 dias ao ano e 24 horas por dia”, o primeiro dos 4 vídeos da minha entrevista para a Revista Ensino Superior.

Como trabalhar o processo de captação de alunos em mídias sociais

Contato do candidato com sua IES

O primeiro passo para trabalhar o processo de captação de alunos em suas mídias sociais é atrair a atenção do potencial aluno e estimular o contato dele com sua instituição de ensino.

Esse contato pode ser resultado de uma das duas abordagens mais comuns utilizadas pelas IES.

Abordagem 1 – Divulgação tradicional do processo seletivo

  • O candidato procura a IES após ser impactado por alguma mídia, seja ela online ou offline, que avisava que o processo seletivo estava aberto.
  • Geralmente acontece durante alguns períodos específicos do ano, onde são concentradas as ações de captação das IES.
  • Muitas vezes, esse candidato ainda não está pronto para se matricular e não se converterá em aluno matriculado.

Abordagem 2 – Captação de alunos se faz o ano todo

  • O candidato procura a IES após ser impactado por algum conteúdo distribuído nas mídias sociais, seja ele um post do Facebook, um vídeo no Youtube ou uma foto no Instagram, por exemplo.
  • Geralmente, esse contato acontece após ele procurar por informações sobre algum curso, sobre a qualidade da instituição ou potencial de empregabilidade. Pode acontecer o ano todo, dependendo somente da necessidade do candidato.
  • Muitas vezes, esse candidato está propenso a efetivar a matrícula. Ele tem uma dor latente e reconhecida, seja ela originada por fatores externos ou por motivações pessoais, e precisa somente de algum incentivo para se tornar aluno.
  • Essa abordagem, se bem-feita, resulta na construção de um relacionamento de confiança entre o candidato e a instituição. A IES entrega conteúdo de valor e relevante para as necessidades do potencial aluno e, em troca, esse oferece seu voto de confiança durante todo o tempo que estiver na instituição.
  • A instituição de ensino pode atraí-lo por meio da produção de conteúdo que responda às suas dúvidas e necessidades ou através de ações que reforcem seus diferenciais e pontos fortes ou que trabalhem os pontos fracos para diminuir o impacto destes na decisão do futuro aluno.

Respeite as “diretrizes” de um bom atendimento

Uma vez que esse candidato decide se relacionar com sua IES, é necessário que sua equipe de atendimento para captação nas mídias sociais esteja alinhada e preparada para conduzir todo esse processo.

Seja cortês

O atendimento feito nas mídias sociais é como qualquer outro. Ninguém gosta de ser tratado como um número, muito menos seu candidato. Deseje bom dia, fale com o candidato chamando-o pelo nome, se despeça ao finalizar o atendimento, seja educado.

Entenda qual é sua real necessidade

Vá além da necessidade e dúvidas declaradas. Entenda também aquelas que não foram declaradas e que, às vezes, o próprio candidato não consegue colocar em palavras.

Quando ele pergunta se a IES oferece algum tipo de financiamento, a dor real não-declarada desse candidato não é saber sobre o financiamento em si, mas sim saber se ele conseguirá pagar.

Outro exemplo, quando os candidatos perguntam se a IES oferece o curso x da área da saúde, eles desejam saber não somente sobre a disponibilidade do curso, mas sim quais são os diferenciais e o como é o mercado de trabalho.

Seu analista de mídias sociais precisa ir além, ler nas entrelinhas e procurar pelas necessidades não-declaradas. Produza e-books, posts e vídeos que respondam a essas dúvidas não-declaradas, seja relevante e ganhe a confiança do seu futuro aluno.

Estabeleça o diálogo

Após entender as reais necessidades, se relacione com seu candidato. Tenha preparado materiais que possam ser ofertados em troca dos dados do lead (nome, e-mail, telefone, cpf) ou convide-o para conhecer melhor sua IES e vivenciar a experiência de ser um universitário.

Exemplo de ofertas: E-book, áudio, vídeos, artigos, convites para palestras ou para participar da semana de iniciação científica, etc.

Uma vez coletados os dados do candidato, estabeleça com seu analista de mídias sociais o processo para conduzi-lo até a inscrição do vestibular e a efetivação da matrícula. Oriente seu analista a acompanhar esse futuro aluno durante os primeiros momentos como calouro e a se relacionar, e assim, evitar que ele evada ou desista da rematrícula para o segundo semestre.

Exemplo de ações – deseje boa prova, comunique que ele foi aprovado, envie o checklist com os documentos necessários para a matrícula, deseje boas-vindas na primeira semana de aulas, pergunte como está sendo a primeira semana e o primeiro mês, entre outros.

Lembre-se: Quanto mais forte é o relacionamento durante o processo de captação, mais difícil é que candidato evada lá na frente.

Mídia social é um canal de captação de alunos

É essencial que os gestores da sua instituição de ensino entendam o que é mídia social e que ela é sim um canal de captação alunos. As IES precisam deixar de ser tão analógicas e aprender a trabalhar nas mídias sociais.

Para gerar resultados efetivos em captação de aluno, é preciso que:

1) Novas habilidades e conhecimentos sejam inseridos dentro da IES;

2) Mantenedor, executivo de marketing e gestores entendam o que são e para que servem as mídias sociais;

3) Ter um plano para ser executado;

4) Ter profissionais dedicados para captação e retenção nas mídias sociais.

Mídia social é um canal que precisa de dedicação

Treine seu analista para tratar as mídias sociais como um canal comercial e se dedicar para atingir as metas de captação e retenção de alunos.

É preciso que ele se dedique exclusivamente as mídias sociais, ao invés de ser um profissional tapa-buracos na IES – uma hora está carregando caixa, outra fazendo visita guiada ou ajudando o call center.

Não perca o timing

Tenha profissionais no atendimento das mídias sociais disponíveis durante todo o período de funcionamento da IES. De nada adianta ter um analista alocado somente na parte da manhã e se esquecer que seu candidato poderá entrar em contato a tarde.

O que acontecerá com aquele inbox recebido após o almoço, quando seu analista de mídias sociais já foi embora? Sua IES irá responder ao contato daquele candidato somente no outro dia?

Bem, se sua resposta for sim para a pergunta acima, sinto te informar que sua IES perderá o timing para se relacionar com esse candidato, e ele muito provavelmente irá pesquisar ou conversar com seu concorrente.

Conclusão

No texto dessa semana, compartilhei com vocês o primeiro vídeo da minha entrevista para a revista Ensino Superior e pontuei os principais tópicos do vídeo.

Para ter sucesso na captação de alunos através das mídias sociais, é preciso que os gestores entendam o real potencial desse canal e prepare sua equipe e estratégia para converter os candidatos nos tão sonhados novos matriculados.

Como falei no vídeo e no texto, mídia social é um canal que precisa de dedicação. O processo de geração de resultados depende de um tripépessoas dedicadas e capacitadas, processos bem definidos com um plano bem executado e o uso de tecnologia adequada de monitoramento de mídias sociais especializada no mercado educacional.

Utilize esse tripé na sua estratégia de captação nas mídias sociais e capte alunos 365 dias do ano, 24 horas por dia.

Se deseja aprender mais sobre como captar alunos pelas mídias sociais, te indico nosso e-book – Super manual de Captação – Como captar alunos utilizando as redes sociais.

Fique à vontade para deixar seu comentário ou dúvida abaixo.

Até a próxima.

Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, UnG - Universidade Guarulhos, Complexo Educacional FMU e Grupo Tiradentes, mantenedora da Unit - Universidade Tiradentes, Unit/Fits - Centro Universitário Tiradentes e Facipe - Faculdade Integrada de Pernambuco. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.
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