Banco de Imagens: como utilizar esse recurso nas Redes Sociais da sua IES

Home / Redes Sociais / Banco de Imagens: como utilizar esse recurso nas Redes Sociais da sua IES

Banco de Imagens: como utilizar esse recurso nas Redes Sociais da sua IES

Encontrar a imagem certa para usar nas redes sociais pode ser um grande desafio. Em uma rotina de trabalho atribulada, nem sempre é possível produzir fotos com a rapidez necessária – ou mesmo investir parte de seu orçamento com fotógrafos. Por isso, otimizar a produção de imagens é essencial.

Isso porque, em um mundo cada vez mais visual, é fundamental entender que as imagens têm um peso enorme na comunicação e atração de mais alunos e candidatos para sua IES. E  se você sempre tem dores de cabeça na hora de escolher qual postar, um banco de imagens talvez seja a solução do seu problema! Essa ferramenta poupará seu tempo na busca pela melhor foto, não custa caro e ainda pode evitar problemas com direitos autorais.

 

Saiba mais sobre banco de imagens e veja como utilizá-lo nas redes sociais da sua Instituição de Ensino:

Quer saber como fazer uma rede social de sucesso?

Manual Completo do Social Media
  • Configure suas redes sociais de forma atrativa e assertiva.
  • Torne suas postagens atrativas e relevante para os usuários
  • Saiba as melhores práticas para bombar suas redes sociais

NÃO TENHO TEMPO PARA PRODUZIR FOTOS: E AGORA?

Muitos profissionais de marketing, analistas de redes e blogueiros, dizem que estão sempre sobrecarregados. Na maioria dos casos, de fato eles estão assumindo muitas responsabilidades. É fato também que nem todos sabem como ser mais produto. Quando você não tem tempo para produzir fotos, a solução é recorrer a um banco de imagens.

Você jamais deve usar imagens que não sejam originais nas redes sociais da sua IES. Isso não traz apenas problemas judiciais, mas também prejudica o Capital Social da Universidade perante sua comunidade acadêmica. Então, se você precisa otimizar seu tempo de gestão de Redes Sociais, a dica é investir em um banco de imagens. Nos bancos de imagem você encontra fotos de excelente qualidade e com os direitos autorais devidamente liberados a um baixo custo ou até de graça.

Outra vantagem de recorrer a um banco de imagens é a variedade de fotografias que você pode facilmente encontrar, otimizando seu tempo e facilitando o trabalho de criar diferentes posts para seus alunos e candidatos.  Além disso, nos bancos de imagens é possível encontrar fotos de diferentes tamanhos e redimensioná-las para os formatos das principais redes sociais, sem perder a qualidade. Veja aqui os tamanhos ideais das imagens, avatares e capas de todas as redes sociais

COMO ESCOLHER O BANCO DE IMAGENS IDEAL PARA MINHAS IES? 

São muitas as variáveis que você deve levar em consideração na hora de escolher qual banco de imagens utilizar: a quantidade e diversidade de fotos, valor a ser pago, limitação de uso das fotos, entre outros. O preço deve ter um peso na decisão,  mas lembre-se de que não é ele quem deve ser o fator decisivo. Preze pela qualidade das fotos e, principalmente, pela adequação da imagem à postagem que você irá fazer. O ideal, aliás, é não recorrer apenas a um banco – mas a vários para que você tenha um leque ainda maior de possibilidades.

Listamos aqui os Melhores Bancos de Imagens Gratuitos

QUAIS SÃO OS DIREITOS DE USOS DE IMAGEM? 

banco de imagens, bancos de imagens, banco de imagem como usar, banco de imagens gratis

Os bancos de imagem disponibilizam fotos com diferentes tipos de licença para uso. A mais comum em bancos de imagens gratuitos, por exemplo, é a licença  Creative Commons. Ela permite que você utilize imagens produzidas por terceiros –  desde que sua Instituição não as utilize para fins comerciais e lucrativos e os créditos sejam dados ao autor.

Dentro da Creative Commons existem seis tipos de categorias de licenças:

Attribuition: cc by

É a mais livre das licenças Creative Commons. Essa categoria permite que a imagem seja distribuída, remixada, ajustada e que obras derivadas sejam produzidas tendo a original como base, mesmo que com fins comerciais (desde que seja feito o crédito para a imagem original).

Attribuition Alike: cc-by-sa

Permite que a imagem seja remixada ou usada como base para outras, mesmo por razões comerciais, desde que com crédito para a obra original e sob a mesma licença.

Attribuition No Derivatives: cc by-nd

Essa licença permite a redistribuição da imagem, com fins comerciais ou não, desde que não sejam feitas alterações e a obra seja publicada na íntegra, com crédito para o autor da imagem.

Attribuition Non-Commercial: cc by-nc

Permite que a imagem seja remixada ou seja base de outras, sem uso para fins comerciais. O crédito deve ser dado ao autor, especificando que o uso da imagem é não-comercial.

Attribuition Non-Commercial Share Alike: cc by-nc-sa

É possível fazer download da imagem, redistribuí-la, remixá-la e usá-la como base para outros trabalhos, desde que você dê crédito ao autor original e licencie a nova imagem sob a mesma categoria.

Attribuition Non-Comercial No Derivatives: cc by-nc-nd

Permite a redistribuição da imagem, desde que com créditos ao autor. Não é possivel alterar a imagem nem usá-la com fins comerciais.

Outros tipos comuns de licenças de imagens:

Royalty Free:

As imagens sob essa licença podem ser utilizadas para fins domésticos e comerciais. O preço da foto não varia de acordo com sua utilização, mas sim de acordo com seu formato e resolução. Fotos “Royalty Free” são as mais populares em bancos de imagens pagos e podem ser compradas por mais de um usuário, ou seja, a foto não é exclusiva para um cliente.

Domínio Público

Imagens que estão no Domínio Público são livres de qualquer direito autoral, sendo assim de livre uso. Para consultar as imagens que estão em domínio público no Brasil, vale conferir o site Domínio Público ambiente em que se encontra todo o acervo de imagens, sons, textos e vídeos disponíveis nesse tipo de categoria.

QUAL IMAGEM ESCOLHER? TOME CUIDADO COM A IMPESSOALIDADE 

  1. LEVE EM CONSIDERAÇÃO O CONTEÚDO DA POSTAGEM

Na hora de escolher uma imagem, é muito importante que você leve em consideração qual conteúdo aquela foto irá ilustrar - assim a foto não fica descontextualizada. Por exemplo, se seu post é sobre o Processo de Matrículas, não opte por fotos generalistas – como pessoas randômicas ou papéis em uma mesa. Escolha fotos que reflitam a realidade vivida pelos seus alunos.

     2. USE IMAGENS QUE ESPELHEM O AMBIENTE ACADÊMICO E SEUS ALUNOS

banco-de-imagens-como-usar-redes-sociais

Na hora de escolher uma imagem para representar seus alunos, leve em consideração seu grupo etário e características regionais

Imagens que não espelham o ambiente educacional podem deixar a comunicação da sua Instituição muito impessoal, e, consequentemente,  não gerar identificação por parte dos alunos e comprometer os resultados do seu trabalho nas redes sociais.

Por isso,  tenha um cuidado especial com cenários! Preste atenção na rotina da sua Instituição de Ensino e escolha imagens com pessoas que realmente se pareçam com os seus estudantes e candidatos. Faça das redes sociais um lugar não apenas para captar mais candidatos, mas também um ambiente para que os alunos possam interagir com sua IES.

Gostou deste post ou ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário e acompanhe nosso blog para mais novidade e dicas. Aproveite também para conhecer 5 bancos de imagem grátis para começar a usar a agora mesmo!

TODA IES PODE USAR BANCO DE IMAGENS E IMPRESSIONAR MAIS ALUNOS E CANDIDATOS NAS REDES SOCIAIS

Nesse texto, você conheceu – em termos gerais –  como utilizar banco de imagens nas redes sociais da sua Instituição de Ensino para otimizar suas horas de trabalho. Mas é importante lembrar que existem características que são únicas para cada Instituição de Ensino, como, por exemplo, qual é o perfil do seu alunoque acessa suas redes sociais – e quais conteúdos ele espera encontrar na sua página. O que ele mais gosta? Quais temas dão mais repercussão? Você tem essa informação atualmente?

Você pode descobrir essas informações e conferir como está a reputação e imagem da sua IES  perante sua comunidade acadêmica realizando um passo simples: monitorando o que dizem sobre sua IES nas Redes Sociais. Prestando atenção a isso, é possível descobrir o que realmente deseja – e  incomoda – o aluno que estuda ou quer estudar com você: seria o preço? infraestrutura? qualidade dos cursos?

Com essas informações estratégicas, você pode ajudar seu gestor e Instituição de Ensino a conquistar mais alunos e melhorar o processo de retenção. Isso porque você vai conhecer exatamente o que os alunos querem e esperam de você.

Para fazer isso, existe o ambiente de trabalho de monitoramento configurado para sua IES. Neste ambiente, você verá em tempo real o que seus alunos e futuros alunos comentam sobre você nas redes sociais, recebendo somente citações relevantes, já classificadas entre 10 indicadores específicos do mercado educacional de acordo com o MEC.

Clique aqui e conheça o ambiente de monitoramento da sua Instituição de Ensino

Equipe Planeta Y
Equipe Planeta Y
Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.
Textos recentes

Deixar um comentário:

Comece a digitar e aperte Enter para buscar

linkedin para universidades, linkedin para empresas, university page linkedin,criar-twitter

Não, já tenho alunos suficientes

9 minutos que podem mudar sua captação de alunos

x x