As mídias sociais e a captação e retenção de alunos

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As mídias sociais e a captação e retenção de alunos

Por que ter um time de social media é fundamental para as estratégias de Marketing e Comunicação em sua IES?

Por conta das recentes projeções que indicam perdas financeiras nas IES privadas no Brasil (2015/2016) – R$ 250 milhões ao mês pela queda na captação de calouros e R$ 1,38 bilhão ao mês por conta do trancamento de matrículas no ensino superior (estamos falando de 500 mil calouros a menos e de 1,43 milhão de universitários que evadirão até o final deste ano), afirmo que as mídias sociais serão (e já deveriam ser) o novo Callcenter.

Assim como há uma década muitas Instituições de Ensino Superior investiram em sistemas de telefonia, treinamento de operadores, contratação de back-offices e supervisores para terem Callcenters próprios, e por entenderem que este departamento concentraria grande parte dos esforços na captação e retenção de alunos, hoje, estas mesmas IES investem no desenvolvimento de setores de Mídias Sociais.

Este movimento é impulsionado pelo entendimento de que alunos e candidatos às vagas de graduação (presencial e EAD) e pós-graduação, que antes se comunicavam apenas por e-mail, telefone ou SMS, agora são nativos digitais e fazem questão de se comunicar também pelo Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Whatsapp.

Este investimento, além de naturalmente previsto, é também muito estratégico na captação e retenção de alunos pois nele é possível criar relacionamento de Valor.

Portanto, muitas IES já sabem que mesmo tendo uma diretoria/gerência/setor de Marketing e Comunicação, ainda que com Assessoria de Imprensa, Comercial/Vendas e Callcenter, os resultados financeiros e metas de número de alunos não serão alcançados sem que um relacionamento de valor e captação de leads qualificados sejam efetivos.

E é justamente aí que entra o time de mídias sociais.

Como surgiu e o que faz um Analista de Mídias Sociais?

Por que é estratégico para uma IES ter um time de Social Media - O que é um Social Media

O termo e a profissão Social Media, surgiu no mercado publicitário e nas agências de Marketing Digital há poucos anos, após o entendimento de que no ambiente virtual, além do relacionamento entre pessoas, também seria possível o relacionamento de empresas com pessoas, transformando marcas em “pessoas” para, assim, fidelizar e atrair novos clientes. Isso fez com que toda a estrutura das agências e empresas que possuíam departamentos de Marketing e Comunicação – como exemplo as IES -, repensassem os seus formatos.

O que faz o social media em Instituição de Ensino Superior?

O chamado Social Media ou Analista de Social Media ou ainda, Analista de Mídias Sociais, é o profissional responsável por atuar na relação da IES junto aos alunos, candidatos e comunidade, por meio das mídias sociais, criando laços afetivos entre a marca e as pessoas, resultando em cliente mais satisfeitos e fiéis e influenciando a tomada de decisão que resultará na conversão de vestibulando em alunos.

Como maximizar os resultados deste profissional?

  1. Fluidez e autoridade: ele não deve ser confundido com um “faz-tudo” do marketing, afinal, ele precisa ter concentração e prioridade na interação com os demais clientes internos da IES (financeiro, secretaria geral, biblioteca, TI, etc), no recebimento e na busca por informações institucionais para que suas respostas aos alunos, candidatos e comunidade sejam rápidas e assertivas.
  2. Tecnologia: um analista de mídias sociais precisa ter soluções que otimizem suas horas de trabalho – começando por uma ferramenta de monitoramento de mídias sociais. Através dela ele responderá aos questionamentos dos usuários das mídias sociais, dará informações a respeito da IES, captará leads qualificados (nome, e-mail, CPF e telefone) para a conversão de novos ingressantes e gerará relatórios aos executivos da instituição para comprovação de seus resultados e tomada de decisões estratégicas.
  3. Desenvolvimento: assim como executivos e gestores fizeram seus MBAs e obtiveram seus títulos de Mestre e Doutor, ou ainda, como os profissionais de TI necessitam de certificações, é preciso que a IES invista em seus Analistas de Mídias Sociais, proporcionando a eles o desenvolvimento de habilidades e competências, assim, ele estará apto à execução de estratégias digitais que potencializarão seus resultados.
  4. Feedback: para que os Analista de Mídias Sociais não atuem no escuro, é necessário que eles recebam, em caráter regular, feedback a respeito dos resultados que estão gerando.
  5. Participação efetiva: jamais inicie a preparação de uma campanha, seja ela institucional ou de mercado, sem a participação do Líder de Mídias Sociais de sua IES. O trabalho deste profissional precisa estar alinhado com o todo – Imprensa, Agência de Publicidade, Eventos, Comercial/Vendas e Callcenter – afinal, as mídias sociais potencializarão o alcance e os resultados dos demais times.

Quem são os Analistas de Mídias Sociais no mercado?

Existe um dado, baseado em uma pesquisa da empresa Tracto, com profissionais de Social Media do mercado Brasileiro, que diz que:

Por que é estratégico para uma IES ter um time de Social Media - Dados Sobre um Social Media

72% dos profissionais que trabalham com Social Media tem menos de 30 anos e os outros 19% de 30 a 40 anos

Os jovens predominam nesta profissão!

Como contratar Analistas de Mídias Sociais?

Por que é estratégico para uma IES ter um time de Social Media - Como Contratar Um Profissional Social Media

Agora que você já sabe como surgiram, quem são, o que fazem e o que você precisa fazer pelos Analistas de Mídias Sociais, é preciso também saber como contratar.

Para ajudá-lo neste processo, vou mostrar alguns pontos que nós, do Planeta Y, enxergamos ser essenciais em um profissional de Social Media para instituições de ensino.

COMPETÊNCIAS:

  1. Ter conhecimento das Mídias Sociais (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn etc)
  2. Ter boa Gramática e Redação
  3. Ter conhecimento de parte do Planejamento Estratégico da IES
  4. Ter fácil acesso aos Departamentos e áreas da IES
  5. Ter conhecimento de Métricas de Relacionamento
  6. Fazer bom uso do SAC 3.0

DIFERENCIAIS:

  1. Pró-atividade
  2. Empatia
  3. Senso de urgência
  4. Gostar de trabalhar em Equipe
  5. Transparência
  6. Valores semelhantes aos da IES

Estes são alguns pontos que compilamos para você!

Mas aqui neste link eu tenho todo o perfil deste profissional com todas as dicas sobre ele!

Adeque seu orçamento

Por que é estratégico para uma IES ter um time de Social Media -Adequar Orçamento Para Social Media em sua IES

Sabemos que o atual momento de nosso país (em crise ética, política e econômica) não favorece investimentos que não se mostrem estratégicos e isso fez com que diversas IES alterassem seus planejamentos orçamentários: antes anuais, atualmente semestrais ou trimestrais.

Inclua em seu budget um time de social media e o Planeta Y para o monitoramento das mídias sociais de sua IES. Readeque seu orçamento enquanto é tempo de captar e reter alunos com foco nas campanhas 2016.2 e 2017.1.

Confira este infográfico sobre usuários conectados por idade:

Por que é estratégico para uma IES ter um time de Social Media - Gráfico Conectados na Internet no Brasil por Idade

Dados sobre usuários conectados na internet por idade.

Podemos enxergar que o intervalo de idade entre 17 e 30 anos está entre os que mais investem tempo conectados às mídias sociais!

Para ver este infográfico completo, clique aqui!

Estes dados mostram que universitários e vestibulandos passam muito tempo navegando no Facebook, InstagramTwitter, LinkedIn e Whatsapp.

Junto a isso, vem a oportunidade das IES estarem presentes nestes canais, para que possam se relacionar – da forma correta – com os alunos e futuros candidatos.

Investir em um time de Social Media é investir em captação e retenção de alunos nas Mídias Sociais!

O que acha de discutirmos mais a respeito destes e outros benefícios estratégicos que o time de social media, juntamente com a aplicação de um verdadeiro Programa de Mídias Sociais trarão para sua IES?

Estou a disposição para agendarmos uma ligação, uma sessão no Skype ou ainda uma visita presencial para que eu possa explicar melhor tudo o que eu te mostrei neste texto!

E-mail: aquenaton@planetay.com.br

Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, UnG - Universidade Guarulhos, Complexo Educacional FMU e Grupo Tiradentes, mantenedora da Unit - Universidade Tiradentes, Unit/Fits - Centro Universitário Tiradentes e Facipe - Faculdade Integrada de Pernambuco. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.
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