Análise de concorrência: como liderar o mercado monitorando seu concorrente

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Análise de concorrência: como liderar o mercado monitorando seu concorrente

Há algum tempo aqui no blog temos falado da importância do monitoramento de marca para as Instituições de Ensino. Temos mostrado o que fazer com esses dados e como transformá-los em informações estratégicas que ajudarão na tomada de decisão:

Percebemos que tão importante quando conhecer a percepção do seu público em relação a sua marca, é saber como esse mesmo público percebe e se comunica com seus concorrentes. Por isso, nosso objetivo hoje é mostrar para você a importância da Análise de Concorrência, ou monitoramento de marca do seu concorrente. Isso mesmo! Vamos te mostrar os benefícios que você terá ao monitorar a marca das IES que atuam no mesmo mercado que você.

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Mas antes, fazer uma análise de concorrência é legal?

A primeira e mais comum pergunta sobre esse assunto é: fazer a análise das menções do meu concorrente é correto? É ético? Já aproveitamos para responder: sim! Aqui no Planeta Y, por exemplo, todas as informações capturadas nas mídias sociais são públicas. Logo, podem ser acessadas por todos. Nós apenas capturamos e as entregamos para você.

É preciso lembrar também que, antes de colocar em prática qualquer tipo de estratégia, você precisa ter bem definido os objetivos que deseja alcançar com ela. Você vai monitorar o seu concorrente para melhorar a sua captação ou para repensar o seu posicionamento? Sugerimos que você tenha seus objetivos bem definidos antes de iniciar um estudo profundo sobre os seus concorrentes.

Análise de concorrência

Como o monitoramento pode ajudar a sua IES a liderar seu mercado

Como você já deve saber, o Planeta Y é a única solução de monitoramento de mídias sociais especializada no mercado educacional. O objetivo da nossa solução é executar o trabalho repetitivo de coleta e pré-análise dos dados encontrados nas redes sociais e assim tornar sua equipe de mídias sociais cada vez mais estratégica, assim como sua atuação nesses canais.

Acreditamos que o monitoramento das informações públicas – disponíveis nas redes sociais – sobre instituições de ensino concorrentes à sua podem maximizar suas estratégias e seu posicionamento institucional. Veja como:

1. Escolha bem os concorrentes antes de monitorar

Um dos passos mais importantes para iniciar a análise de concorrência é escolher bem aqueles que você deseja monitorar. Por que esse passo é importante? Pensa comigo, se você faz parte de uma instituição de ensino do Nordeste, e deseja melhorar o seu posicionamento na sua região, como as informações de um concorrente do Sudeste ou Sul vão ajudar?

O mesmo deve ser considerado, por exemplo, em relação a área e o número de alunos da IES concorrente. Vamos supor que o seu objetivo é aumentar o número de alunos, assim você inicia uma estratégia de estudo das informações de um concorrente que oferta cursos que não estão disponíveis na sua IES. Se você não estiver pretendendo abrir novos cursos, dificilmente conseguirá aumentar sua captação de alunos utilizando essa estratégia, concorda?

Para que a sua estratégia seja assertiva, sugerimos que você agrupe seus concorrentes de acordo com o número de alunos, localização (próximos e distantes) e ainda de acordo com os bons e maus exemplos. O principal objetivo desse último agrupamento é garantir um reservatório de boas idéias e boas práticas. Inspirar em ações bem sucedidas de universidades de outros estados pode ser uma excelente forma de propor uma mudança de paradigma para o seu gestor, e convencê-lo a investir mais nas mídias sociais.

Lembre-se sempre que ao realizar uma análise de concorrência é preciso ter bem alinhado os seus objetivos de acordo com as características do seu concorrente. Por exemplo: o seu objetivo é se tornar a maior instituição do seu estado ou apenas atingir uma parcela desse público? Todo viés da análise de um concorrente precisa ser baseado no objetivo da sua instituição de ensino.

2. Saiba o que o público dos seus concorrentes precisa e capte esses alunos antes deles.

Assim como seus futuros alunos expressam nas mídias sociais o desejo de estudar na sua instituição de ensino, eles também fazem isso com seu concorrente. O monitoramento das menções do seu concorrente permitirá que você identifique todas as oportunidades de captação dele. Crie uma estratégia focada nisso. Pense em como iniciar um relacionamento com um aluno que citou a marca do seu concorrente, mas que pode se tornar um aluno seu.

Criamos dois conteúdos que pode ser extremamente importantes para a sua instituição de ensino:

É importante, inicialmente, que você identifique qual a necessidade desse prospect, por exemplo: ele está com dúvidas sobre o processo seletivo? Ou deseja mais informações sobre os cursos ou campus da IES concorrente?

Se sua Universidade possuir conteúdos relevantes para esse usuários, artigos que o ajudarão a tomar uma boa decisão, compartilhe com ele de maneira bem amistosa e simpática. Se os questionamentos desse prospect for em relação a Localização, por exemplo, você pode gerar um conteúdo especifico para esse aluno sobre como chegar na sua IES, apresentando o melhor caminho, sendo via metrô ou ônibus municipal, e os benefícios que esse aluno poderá ter ao optar pela sua faculdade.

Se o estudante procurar seu concorrente para saber informações sobre um curso especifico, você pode gerar conteúdos personalizados sobre o curso ofertado na sua IES. Nesse caso, será necessário pensar em uma estratégia específica de captação para oportunidades de concorrentes.

3. Identifique as insatisfações e use-as a seu favor

Se você for capaz de monitorar e identificar as insatisfações dos alunos, será possível utilizar essas informações a seu favor. Quer um exemplo? Imagine que os alunos do seu concorrente não param de reclamar da Infraestrutura da IES deles. Se sua Instituição tiver uma estratégia agressiva de captação, você poderá iniciar um diálogo com esses alunos ressaltando os pontos fortes da sua Infraestrutura e convidando esses alunos insatisfeitos para conhecer seu campus.

Ou ainda: se a IES concorrente fez um evento ou uma campanha que gerou insatisfação nos alunos, saiba que esse tipo de ação pode não dar certo na sua IES também. Isso pode servir de alerta para você. Se você identificar falhas no relacionamento do seu concorrente com os alunos nas mídias sociais, você também pode transformar isso em oportunidade. Inicie uma conversa com esse aluno mostrando que ele tem a sua atenção e que você esta disposto a auxiliá-lo no que for necessário.

4. Identifique os pontos fortes e fracos dos principais players do seu mercado

Ao utilizar uma solução de monitoramento como o Planeta Y você conseguirá identificar as forças e as fraquezas dos seus concorrentes. Com essas informações em mãos, você conseguirá descobrir porque seus alunos optam por estudar em outra instituição em vez de estudar na sua.

Qual será o indicador mais poderoso dessa IES? Empregabilidade? Infraestrutura? Ou Localização? Descobrindo os pontos fortes de outras IES você conseguirá pensar em como a sua marca poderá atuar melhor no mercado, revendo seu posicionamento, repensando ações e motes de campanhas. Dependendo da profundidade dos seus estudos sobre o seu concorrente, seus pontos fortes podem se tornar também excelente argumentos para conquistar mais alunos.

Vale lembrar que campanhas agressivas podem desmotivar alguns alunos. Nada de usar em suas campanhas: Faça Universidade X, porque Faculdade Y é ruim! Lembre-se da máxima do Benchmarking: aprender, aperfeiçoar e evoluir!

5. Se torne uma instituição de ensino DIFERENCIADA

Veja quais eventos, palestras e demais ações seus concorrentes têm realizado ao longo do ano. Isso pode ajudar as equipes da sua IES a terem insights para ações internas com alunos e funcionários. É importante verificar também o que os alunos acharam dessas ações, se os comentários foram positivos ou negativos e os principais pontos abordados nesses comentários.

Vale lembrar que para ser universidade diferente, sua IES precisa saber exatamente o que o concorrente oferece. Para se manter vivo em um mercado como o educacional, é preciso ter à mão todas as informações possíveis, tanto sobre o segmento de atuação, universidades próximas e com menos alunos, quanto sobre outras IES de outros estados e regiões.

A Análise de Concorrência é um estudo de extrema importância para a sua atuação estratégica. Fale com um de nossos consultores. Eles o acompanharão em busca do melhor resultado para a sua instituição de ensino.

Equipe Planeta Y
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Sempre de olho no que acontece nas Redes Sociais, nossa equipe de especialistas digitais traz para você os novos insights em estratégia para mídias sociais, direcionadas para o Mercado Educacional.
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