12 ideias para incrementar os canais de captação de alunos da sua IES

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12 ideias para incrementar os canais de captação de alunos da sua IES

Definir quais serão os canais de aquisição e quanto investir em cada um é essencial para se ter um bom planejamento de captação de candidatos e conversão em inscritos e matriculados. Qual será o melhor canal para atingir a meta de alunos para o semestre, considerando o orçamento, os erros e acertos do semestre anterior e os novos desafios do semestre atual?

Nesse momento, pare para refletir sobre os resultados do último semestre.

  • Os panfletos entregues nas portas das escolas atraíram inscrições no processo seletivo?
  • As visitas feitas em cursinhos e escolas captaram leads qualificados?
  • Seu orçamento está alocado nas mídias que trazem resultados reais?

Você conseguiu responder alguma das perguntas acima, com segurança? Seus canais de aquisição devem ser orientados para trazer resultados reais no número de matrículas do processo seletivo atual.

Confira abaixo 12 ideias para incrementar seus canais de captação de candidatos, inscritos e matriculados.

Eventos e palestras na instituição

Aproveite os eventos e atividades que acontecem durante o ano para inserir seu potencial aluno no universo da sua IES, convidando-o para participar. É uma boa forma dele “degustar” a qualidade do seu ensino, oferecendo a oportunidade de conferir com os “próprios olhos” como é a vida de universitário.

Ideias para incrementar sua captação

#1 – Convide alunos do ensino médio para assistir a apresentações de trabalhos, jornadas acadêmicas, palestras e eventos realizados durante o semestre. É uma ótima oportunidade para ilustrar na prática o que eles aprenderão no futuro e vivenciar o ambiente da sua IES.

#2 – Identifique com os coordenadores de cursos as atividades externas que serão ser feitas pelos alunos, como a Semana da Saúde para aferição da pressão e exercícios para terceira idade. Essas atividades permitem que a comunidade faça parte da sua instituição de ensino e promovem experiências memoráveis com a marca, aumentando sua reputação.

#3 – Ofereça visitas monitoradas ao campus semanalmente e promova mini feiras de profissões para esses visitantes. Oriente seus coordenadores de curso sobre como conduzir as atividades e alinhe com eles o que os potenciais candidatos esperam dessa visita. O apoio do seu corpo docente é importante para encantar o seu futuro aluno.

DICA – Em todo evento promovido pela sua instituição, planeje e faça ações de ativação. Por exemplo, prepare alguns “trajes” das profissões e convide os candidatos e participantes do evento a tirarem fotos vestidos com esses trajes. Informe que as fotos serão publicadas na página oficial da IES no Facebook. Assim, você gera engajamento com seus posts e aumenta sua audiência nesse importante canal.

Resultado esperado –  Aumento no número de candidatos interessados nos cursos ofertados pela sua IES e aumento no número de inscritos no processo seletivo.

Mídias sociais da instituição de ensino

Suas mídias sociais são uma extensão do seu campus e devem ser utilizadas como ferramenta de captação e relacionamento. Você sabia que 37 milhões dos usuários do Facebook no Brasil são jovens entre 13 e 24 anos? E que no Instagram, seus potenciais candidatos somam 54% do total de usuários brasileiros?

Com esse universo gigantesco de pessoas conectadas em rede, é possível trabalhar captação para graduação (presencial e EAD), transferência externa, 2º graduação, pós-graduação (lato e stricto sensu) e cursos técnicos e livres.

Entregue mais do que o material do processo seletivo em seus posts, tweets, vídeos, etc. Seu candidato busca por mais informações, deseja saber sobre qual curso escolher, como pagar e como conseguir um emprego após formado. É nesse momento que você precisa estar preparado para atrai-lo para sua instituição de ensino, oferecendo as respostas que ele precisa e conduzi-lo até a matrícula.

Ideias para incrementar sua captação

#4 – Treine seu analista de mídia social e desenvolva seu lado comercial para identificar as oportunidades, iniciar um relacionamento com o potencial candidato, entender as barreiras de compra e conduzir os leads até a inscrição e matrícula.

#5 – Desenvolva sua estratégia de conteúdo para mídias sociais e entregue mais do que os posts do processo seletivo. Dose conteúdo publicitário e comercial com conteúdo informativo sobre o dia-a-dia da IES ou conteúdo motivacional, por exemplo.

#6 – Utilize ferramenta de monitoramento especializada para coletar as citações sobre sua IES, processo seletivo, identificar as oportunidades de captação e se relacionar com os potenciais candidatos, inscritos e matriculados. Sim, é possível gerar leads, inscrições e matrículas usando as mídias sociais!

Resultado esperado – Aumento no número de inscritos no processo seletivo, diminuição das barreiras de compra através do relacionamento direto com o candidato.

Visita em escolas

Tal como os eventos e palestras acima, visitas em escolas também são uma grande oportunidade para se relacionar com os futuros alunos da sua IES. Ofereça algo a mais do que somente panfletos do seu processo seletivo.

Ideias para incrementar sua captação

#7 – Convide os alunos da IES a apresentarem seus projetos de conclusão de curso (TCC) para os estudantes do ensino médio. Combine com as escolas parceiras para que essas apresentações sejam presenciais, reservando uma sala e horário.

#8 – Leve os professores às escolas e demonstre aos estudantes como é ter aula na faculdade.

#9 – Prepare vídeos interativos sobre os cursos e oriente os coordenadores sobre como conduzir a conversa com o grupo de estudantes. O objetivo é gerar necessidade e identificação com a sua instituição.

DICA – Inclua todos os alunos do ensino médio, não somente os do 3º ano. Prepare atividades para os alunos do 1º e 2º anos, ofereça para ajudá-los a decidir sobre a carreira, se torne importante para esses estudantes. Assim, eles não hesitaram em pensar na sua IES no momento do vestibular.

Resultado esperado –  Aumento no número de candidatos interessados nos cursos ofertados pela sua IES, aumento no número de inscritos no processo seletivo e criação de necessidade nos potenciais candidatos que estão no 1º e 2º do ensino médio.

Folhetos e material impresso sobre o processo seletivo

Torne a produção e distribuição do material impresso do seu processo seletivo mais estratégicas. Utilize seus panfletos para reforçar suas ações de captação e de relacionamento, gerar oportunidades qualificadas e aumentar seu número de matriculados.

Ideias para incrementar sua captação

#10 – Inclua cupom de desconto para inscrição no panfleto do vestibular. Dessa forma, além de quebrar uma barreira de compra (taxa de inscrição), você conseguirá mensurar quantas inscrições vieram dessa mídia.

#11 – Inclua suas mídias sociais nas peças. Incentive o seu candidato a continuar o relacionamento com você após o evento, compartilhando a experiência dele com sua hashtag #minhaIES. Assim, você conseguirá identificá-lo nas mídias sociais, se relacionar e conduzi-lo até a matrícula (acredite, isso é possível).

#12 – Entregue os materiais impressos da sua IES ao fim das palestras e eventos. Tenha sempre alguém que possa responder as dúvidas daquele candidato. Ele estará muito mais propenso a ler seu folheto sobre o processo seletivo ao fim de uma palestra, por exemplo, e sua instituição será mais relevante após promover uma boa experiência.

Resultado esperado – Aumento no número de inscritos no processo seletivo, identificação de origem das inscrições e matrícula, diminuição das barreiras de compra através do relacionamento direto com o candidato.

Conclusão

Independente do canal a ser utilizado, tenha em mente que atrair candidatos e converter inscritos e matriculados deve ser uma atividade contínua, com ações que promovam o relacionamento com sua instituição o ano inteiro.

Foque em ser útil para seus candidatos e gerar relacionamento. Mantenha-os conectados com sua IES e crie estratégias para que suas ações off-line tenham continuação no universo das mídias sociais.

A sua IES está atraindo leads, inscritos e matrícula através das redes sociais? Faça nosso teste e avalie se suas mídias sociais estão gerando oportunidades de captação para sua instituição de ensino.

Fique à vontade para deixar seu comentário ou dúvida abaixo.

Até a próxima.

Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton
Marcus Aquenaton CEO – Planeta Y. Durante 15 anos atuei como gestor de marketing e comunicação no Ensino Superior. Passei pela UMC - Universidade de Mogi das Cruzes, UnG - Universidade Guarulhos, Complexo Educacional FMU e Grupo Tiradentes, mantenedora da Unit - Universidade Tiradentes, Unit/Fits - Centro Universitário Tiradentes e Facipe - Faculdade Integrada de Pernambuco. Fiz parte de comitê de estratégia e inovação e palestrei em diversos eventos do mercado educacional brasileiro. Ao longo deste tempo foram mais de 100 mil novos alunos captados, seja por meio de campanhas de vestibular, seja através de campanhas de relacionamento, do offline e eventos ao online e social media.
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